terça-feira, 8 de maio de 2007

A Estranha Perfeita


Desde o final dos anos 1990, a Internet tem rendido os mais diversos filmes, desde tramas paranóicas, como "A Rede", com Sandra Bullock, até comédias românticas, como "Mensagem para Você". Agora, Halle Berry e Bruce Willis protagonizam o suspense "A Estranha Perfeita", que tem como pano de fundo o sexo virtual.

O longa de James Foley estréia simultaneamente no Brasil e nos Estados Unidos.

A protagonista é Rowena (Halle), uma jornalista cuja matéria bombástica é vetada porque o político que denunciava tem bons contatos dentro do jornal em que ela trabalha. Desiludida, acaba pedindo demissão.

Ao mesmo tempo, Rowena é procurada por uma amiga de infância, Grace (Nicki Aycox), que diz ter tido um caso com um famoso publicitário, que a abandonou. Agora, Grace quer se vingar dele.

Para isso, entrega à amiga cópia de vários emails que trocou com seu amante. Isso serviria para fazer uma matéria e denunciá-lo.

Dias depois, a moça é encontrada morta. De posse de todos os emails trocados entre a amiga e Harrison Hill (Bruce Willis), Rowena decide investigá-lo para provar que tem culpa no assassinato.

Com a ajuda de um colega especialista em informática, Miles (Giovanni Ribisi), ela consegue um emprego na agência do publicitário e passa a freqüentar as salas de bate-papo na Internet onde Grace conheceu o amante.

No anonimato da Internet, Rowena e Hill vivem as mais tórridas fantasias sexuais. Uma situação que desperta um desejo mais verdadeiro nela, que passa a questionar se ele é mesmo o assassino.

Começa um jogo de gato e rato entre Rowena e Hill. Ela não perde tempo em seduzi-lo e ele, mulherengo como é, facilita o trabalho. Ao mesmo tempo, à medida que convive com o ex-amante de sua amiga, a jornalista percebe que existem outras pessoas que também podem ter cometido o crime.

A mulher de Hill é uma suspeita em potencial. Rica e infeliz, ela pode ter matado a amante para se vingar do marido. A assistente do publicitário, que cuida muito bem dele, também pode ter cometido o crime. Além desses também há Miles, que sempre teve um interesse não correspondido por Grace.

Como todo bom suspense, "A Estranha Perfeita" tenta criar tensão e espalhar várias pistas falsas para enganar o espectador até chegar ao seu final surpresa.

O roteiro, no entanto, arma apenas uma expectativa moderada, além de algumas reviravoltas não muito convincentes até chegar a sua conclusão supostamente bem sacada.

Em thriller, Halle Berry mantém maldição do Oscar

A carreira de Halle Berry teima em sugerir que a "maldição do Oscar" parece mesmo assombrar gente ainda não consagrada. Desde que recebeu o prêmio de melhor atriz por "A Última Ceia" (2001), ela já havia feito "Na Companhia do Medo" (2003) e "Mulher-Gato" (2004). Sua lista de papéis duvidosos em filmes de alto risco inclui agora "A Estranha Perfeita".

Berry interpreta uma jornalista sedenta por furos, manipuladora e, claro, sensual. Com a ajuda de um "hacker" (Giovanni Ribisi), ela assume uma identidade falsa na tentativa de incriminar um publicitário mulherengo (Bruce Willis).

A largada do argumento é um tanto descabeçada e a maneira de desenvolvê-lo também, até que, mais para o final, o diretor James Foley ("Caminhos Violentos", "O Sucesso a Qualquer Preço") e seus roteiristas começam a tirar coelhos da cartola para justificar o nonsense e as lacunas. Patética, a solução só consegue tornar as coisas um pouco mais constrangedoras.

Ficha Técnica
Título Original: Perfect Stranger
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 109 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Site Oficial: http://www.sonypictures.com/movies/perfectstranger
Estúdio: Revolution Studios
Distribuição: Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment
Direção: James Foley
Roteiro: Todd Komarnicki, baseado em estória de Jon Bokenkamp
Produção: Elaine Goldsmith-Thomas
Música: Antonio Pinto
Fotografia: Anastas N. Michos
Desenho de Produção: Bill Groom
Direção de Arte: Charley Beal
Figurino: Renee Ehrlich Kalfus
Edição: Christopher Tellefsen
Efeitos Especiais: RhinoFX / & Company

Elenco
Halle Berry (Rowena Price)
Bruce Willis (Harrison Hill)
Jason Antoon (Bill Patel)
Giovanni Ribisi (Miles Haley)
Daniella Van Grass (Josie)
Jay Wilkison (Jesse Drake)
Nicki Aycox (Grace)
Maya N. Blake (Rowena Price - jovem)
Nadine Jacobson (Grace - jovem)
Deirdre Lorenz (Veronica)
Paula Miranda (Mia Hill)
Alexandra Zhang (Kendra)
Richard Portnow (Arvis Narron)
Jane Bradbury (Toni)
Jared Burke (Keneth Phelps)
Gary Dourdan (Cameron)
Tamara Feldman (Bethany)

Curiosidades
- É o 1º filme a ser rodado no Ground Zero, o local da cidade de Nova York onde ficava o World Trade Center.

- Foram rodados 3 finais diferentes para A Estranha Perfeita, cada um com um assassino diferente.

Trailer

Nenhum comentário: