segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Baby Love



A França é um país de paradoxos. O aborto é legalizado e acessível, mas um casal de homossexuais, mesmo que dentro de uma união estável e financeiramente bem, não pode adotar uma criança.

Escrito e dirigido por Vincent Garenq, o filme não pretende levantar nenhuma bandeira, mas fazer uma crônica em torno da causa -- o que acaba sendo muito mais eficiente.

A questão é que o pediatra Manu (Lambert Wilson, de "Missão Babilônia") sente uma urgência em ser pai, mas seu companheiro Phillippe (Pascal Elbé) nem pensa no assunto. Para poder adotar uma criança, o médico terá de se passar por heterossexual durante a visita de uma assistente social que pode aprovar o seu processo.

Se por um lado isso incita a comédia, o gay se passando por hétero para enganar uma pessoa, "Baby love" nunca descamba para uma baixaria ou a falta de respeito. O teatro armado por Manu é por uma boa causa, mas não dura muito. A verdade vem à tona e a assistente social se recusa a aprovar o processo de adoção.
Nesse meio tempo, o médico perdeu de vez seu namorado, que não concorda com a forma como as coisas aconteceram e continua não querendo adotar nenhuma criança.

A solução para os problemas pode ser a argentina Fina (Pilar López de Ayala), uma imigrante ilegal que precisa obter cidadania francesa, para estudar e trabalhar no país. Ou seja, Fina pode ser a mãe de aluguel do bebê de Manu, e ele, o marido de fachada de que ela precisa.

Mas o diretor e roteirista resolve colocar uma série de obstáculos na vida de seus personagens -- não basta casar e engravidar, é um longo caminho até o nascimento da criança, cheio de meandros e reviravoltas.

"Baby Love" trata de um tema complexo e delicado de forma honesta sem cair na caricatura -- o que poderia acontecer facilmente. O universo dos personagens do filme situa-se longe dos problemas sociais que afetam a França atualmente -- em especial, as tensões entre nativos e imigrantes.

Sinopse
Baby Love conta a história de Emmanuel (Lambert Wilson) e Phillipe (Pascal Elbé). Eles foram um casal gay que combina em tudo. Ou quase tudo. Emmanuel sonha em ser pai, Phillipe não. O problema começa quando Emmanuel decide procurar por uma pessoa que esteja disposta a ser barriga de aluguel de um gay. Sem o apoio de Phillipe, ele corre o risco de perdê-lo para sempre.

Ficha Técnica
Título original:Commes les Autres
Gênero:Comédia
Duração:1 hr 30 min
Ano de lançamento: 2008
Site oficial: http://www.marsdistribution.com/film/comme_les_autres
Estúdio: Canal+ / Cofinova 4 / France 3 Cinéma / Mars Films / Nord-Ouest Productions / Cinecinema / Centre National de la Cinématographie
Atores: Lambert Wilson, Pilar López de Ayala, Pascal Elbé, Anne Brochet.
Distribuidora: Imovision
Direção: Vincent Garenq
Roteiro: Vincent Garenq
Produção: Christophe Rossignon
Música: Loïc Dury e Laurent Lavesque
Fotografia: Jean-Claude Larrieu
Edição: Dorian Rigal-Ansous
Efeitos especiais:MacGuff

Curiosidades
- Estréia de Vincent Garenq como diretor de longa-metragens;

- Jonathan Zaccai, Julien Boisselier e Consigny fizeram testes para o filme;

- O roteiro é inspirado em uma situação verídica ocorrida com um amigo do diretor e roteirista Vincent Garenq;

- As filmagens ocorreram entre 15 de outubro e 8 de dezembro de 2007.

Trailer

Nenhum comentário: