terça-feira, 4 de março de 2008

Onde os Fracos Não Têm Vez


Melhor: Ator coadjuvante
Pior: A história



Filme que não tem propósito. Típico filme pseudo intelectual americano em que nerds metidos a entendedores de cinema se vangloriam de ter entendido alguma droga e ficam se achando "OS CRÍTICOS" ou "OS QUE ENTENDEM A VERDADEIRA ARTE" ou coisas do gênero.


O filme é lento, sem propósito e dinâmica, a história não revela nada e não te instiga. Muito pelo contrário, se você não der um grande bocejo até o meio do filme se considere um vencedor. Não vou ficar fazendo média dizer que o filme é mais ou menos bom e que aprecio a "verdadeira arte do cinema", mesmo por que a arte se revela das mais variadas formas e muito dos que escrevem dizendo que são "OS CRÍTICOS" não sabem o que é um José Saramago.


Enfim O FILME É PÉSSIMO!!!!!!!!!! A única coisa que salva é a atuação do ator coadjuvante que mais parece o principal... O espanhol é muito bom, mas ponto final. Enfim, nem toda a unanimidade é burra e no final você chega a conclusão que agora QUALQUER UM pode fazer um filme.



SINOPSE 


Texas, década de 80. Um traficante de drogas é encontrado no deserto por um caçador pouco esperto, Llewelyn Moss (Josh Brolin), que pega uma valise cheia de dinheiro mesmo sabendo que em breve alguém irá procurá-lo devido a isso. Logo Anton Chigurh (Javier Bardem), um assassino psicótico sem senso de humor e piedade, é enviado em seu encalço. Porém para alcançar Moss ele precisará passar pelo xerife local, Ed Tom Bell (Tommy Lee Jones).


ELENCO 


Tommy Lee Jones (Ed Tom Bell)
Javier Bardem (Anton Chigurh)
Josh Brolin (Llewelyn Moss)
Woody Harrelson (Carson Wells)
Kelly Macdonald (Carla Jean Moss)
Garrett Dillahunt (Wendell)
Tess Harper (Loretta Bell)
Barry Corbin (Ellis)
Beth Grant (Agnes)
Kit Gwin (Molly)
Rodger Boyce (Xerife de El Paso)


FICHA TÉCNICA 


Título Original: No Country for Old Men
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Site Oficial: www.nocountryforoldmen.com
Estúdio: Paramount Vantage / Miramax Films / Mike Zoss Productions / Scott Rudin Productions
Distribuição: Miramax Films / Paramount Pictures
Direção: Ethan Coen e Joel Coen
Roteiro: Ethan Coen e Joel Coen, baseado em livro de Cormac McCarthy
Produção: Ethan Coen, Joel Coen e Scott Rudin
Música: Carter Burwell
Fotografia: Roger Deakins
Desenho de Produção: Jess Gonchor
Direção de Arte: John P. Goldsmith
Figurino: Mary Zophres
Edição: Ethan Coen e Joel Coen
Efeitos Especiais: Luma Pictures / Tinsley Transfers


PREMIAÇÕES 


- Ganhou 4 Oscars, nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Melhor Roteiro Adaptado. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Edição, Melhor Som e Melhor Edição de Som.

- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Melhor Roteiro. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Diretor.

- Ganhou 3 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Javier Bardem) e Melhor Fotografia. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Tommy Lee Jones), Melhor Atriz Coadjuvante (Kelly Macdonald), Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.



CURIOSIDADES 


- O título original é baseado no poema "Sailing to Byzantium", de W.B. Yeats.

- Heath Ledger chegou a negociar sua participação no filme, mas decidiu abrir mão dele para poder descansar um pouco.

- Segundo Tommy Lee Jones os irmãos Coen queriam rodar o filme inteiramente no Novo México, devido aos impostos do estado, mas ele os convenceu a realizarem as filmagens no Texas.

- Os irmãos Ethan e Joel Coen assinam a edição sob o pseudônimo Roderick Jaynes.



Nenhum comentário: