sexta-feira, 28 de março de 2008

Desejo e Reparação





Todo mundo tem em sua consciência um erro cometido do qual se arrepende muito e julga imperdoável. Bom, pelo menos eu tenho o meu. O de Brioni Tallis aconteceu no início da adolescência e teve proporções catastróficas nas vidas de pessoas que ela amava: sua irmã Cecilia e Robbie Turner, filho de uma de suas empregadas. Resumindo em poucas palavras, esta é a idéia central de Desejo e Reparação (Atonement, 2007), adaptação do romance escrito por Ian McEwan.


Em seu segundo longa-metragem, o cineasta Joe Wright mostra que está amadurecendo o talento já demonstrado na estréia, Orgulho e Preconceito. Além de compor muito bem o mise-en-scène, com figurinos, cenários e câmeras nos locais certos, ele consegue extrair do elenco ótimas atuações, que já coloca seus atores na lista de possíveis indicados ao Oscar. Para o papel de Cecilia ele chamou Keira Knightley, com quem já havia trabalhado no seu primeiro filme. Seu parceiro de cena é o escocês James McAvoy, que vem se confirmando como um dos astros em ascendência. Mas o papel mais importante é o de Brioni, interpretado em três momentos distintos por Saorsi Ronan, Romola Garai e Vanessa Redgrave.


As três atrizes separam não apenas momentos distintos da personagem, mas também da história (seja ela com "h" maiúsculo ou minúsculo). Quando a conhecemos, no quente verão de 1935, ela é nova, prepotente e mimada. Anda a passos rápidos, fazendo ângulos retos e gasta o tempo livre escrevendo peças ou livros. Ela tem uma paixão secreta por Robbie, rapaz mais velho, que por sua vez é apaixonado por Cecilia e correspondido e da sua inocência vem o tal erro.


O tempo passa, a Segunda Guerra Mundial começa e o remorso de Brioni se torna uma ferida muito maior do que qualquer bomba lançada no front. É neste perído que a dramaticidade cresce e Wright concebe uma das cenas mais bonitas que os cinemas exibirão nesta temporada: em um soberbo plano seqüência, ele acompanha Robbie e dois colegas soldados chegando à praia de Dunkirk e presenciando a calamidade provocada pela guerra. Para realizar a cena, foram utilizados mais de mil extras e outras 350 pessoas trabalharam nos bastidores. São intermináveis minutos sem corte, que fariam até o Capitão Nascimento prender a respiração e torturar as lágrimas para que elas não escapassem pelo canto do olho. No terceiro ato, a premiada Vanessa Redgrave fecha a história com uma participação pequena, mas intensa.


Wright, apesar de ter trabalhado duas vezes em filmes de época, não se prende aos maneirismos no gênero e arrisca não só na narrativa, que apresenta visões diferentes para cenas específicas, mas também no uso da trilha sonora e edição de som, que trabalham juntos e fazem com que os barulhos do filme se encaixem na música e aumentem a tensão. Mas se você não se preocupa com estes detalhes técnicos e quer apenas curtir um bom filme, tudo bem também. Alguém tão preocupado com os detalhes não vai descuidar do elemento principal, a história. Mas vá avisado Desejo e Reparação não está na lista dos dramas de época, de guerra ou romances convencionais. Depois não venha botar a culpa em mim. Já tenho problemas demais na minha consciência.



Ficha Técnica 

Título Original: Atonement
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 130 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra): 2007
Site Oficial: www.atonementthemovie.co.uk
Estúdio: Working Title Films
Distribuição: Focus Features / Universal Pictures / UIP
Direção: Joe Wright
Roteiro: Christopher Hampton, baseado em livro de Ian McEwan
Produção: Tim Bevan, Eric Fellner e Paul Webster
Música: Dario Marianelli
Fotografia: Seamus McGarvey
Desenho de Produção: Sarah Greenwood
Direção de Arte: Ian Bailie, Nick Gottschalk e Niall Moroney
Figurino: Jacqueline Durran
Edição: Paul Tothill


Elenco 


Keira Knightley (Cecilia Tallis)
James McAvoy (Robbie Turner)
Romola Garai (Briony Tallis - 18 anos)
Saoirse Ronan (Briony Tallis - 13 anos)
Vanessa Redgrave (Briony Tallis - idosa)
Brenda Blethyn (Grace Turner)
Juno Temple (Lola)
Alfie Allen (Danny Hardman)
Nonso Anozie (Frank Mace)
Benedict Cumberbatch (Paul Marshall)
Michelle Duncan (Fiona)
Daniel Mays (Tommy Nettle)
Gina McKee (Enfermeira Drummond)
Jérémie Renier (Luc Cornet)
Charlie von Simson (Jackson)
Felix von Simson (Pierrot)
Harriet Walker (Emily Tallis)
Ben Harcourt (Jackson - 13 anos)
Jack Harcourt (Pierrot - 13 anos)


Premiações 


- Ganhou o Oscar de Melhor Trilha Sonora, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan), Melhor Fotografia, Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Roteiro Adaptado.

- Ganhou 2 Globos de Ouro, nas categorias de Melhor Filme - Drama e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (James McAvoy), Melhor Atriz - Drama (Keira Knightley), Melhor Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan) e Melhor Roteiro.

- Ganhou 2 prêmios no BAFTA, nas categorias de Melhor Filme e Melhor Desenho de Produção. Foi ainda indicado nas categorias de Melhor Filme Britânico, Melhor Diretor, Melhor Ator (James McAvoy), Melhor Atriz (Keira Knightley), Melhor Atriz Coadjuvante (Saoirse Ronan), Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Edição, Melhor Maquiagem, Melhor Trilha Sonora, Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Som.

Curiosidades 


- Emily Watson e Kristin Scott Thomas foram sondadas para interpretar Emily Tallis.

- Inicialmente seria Abbie Cornish a intérprete da personagem Briony Tallis aos 18 anos, mas desistiu dela devido a conflitos de agenda com as filmagens de Elizabeth: The Golden Age (2007).

- Este é o 2º filme em que o diretor Joe Wright e a atriz Keira Knightley trabalham juntos. O anterior foi Orgulho e Preconceito (2005).

- Joe Wright queria que Keira Knightley interpretasse a personagem Briony Tallis no fim de sua adolescência. A atriz pediu para interpretar Cecilia, já que gostava mais desta personagem e queria se afastar dos papéis de garota para interpretar uma mulher mais madura.

- Romola Garai rodou todas as suas cenas em apenas 4 dias.

- As filmagens ocorreram entre maio e agosto de 2006.

- Foi o filme de abertura do Festival de Veneza 2007.

- Exibido na mostra Panorama do Cinema Mundial, no Festival do Rio 2007.

- O orçamento de Desejo e Reparação foi de US$ 35 milhões.



Nenhum comentário: