terça-feira, 23 de outubro de 2007

Perfume - A História de um Assassino




O embate pela superioridade entre livros e suas adaptações cinematográficas parece existir desde que o cinema é cinema. As melhores transposições são aquelas em que os produtores, roteiristas e diretores têm ciência de que literatura é uma coisa e cinema, outra. Só para ficar com exemplos mais conhecidos, basta ver O Poderoso Chefão, O Sol É Para Todos e ...E O Vento Levou. Cada forma de expressão tem suas ferramentas, técnicas, objetivos e deficiências. A literatura leva vantagem porque praticamente não tem limitações, bastam as imaginações do escritor e a do leitor. O cinema depende de uma etapa intermediária: transformar em imagens as palavras. É exatamente nesse ponto que a adaptação de O Perfume, livro do alemão Patrick Süskind, acerta e erra.


Dirigida pelo também alemão Tom Tykwer (Corra, Lola, Corra, Paraíso) o filme parece ter dois propósitos: agradar à legião de fãs do livro e transformar em imagens as descrições pouco palpáveis do romance. O Perfume consegue se sair bem melhor no segundo quesito, quando usa fotografia, enquadramentos e montagens para traduzir um efeito sinestésico (cruzando imagens e tentando reproduzir odores) na platéia. As longas descrições de Süskind podem se tornar duas meras tomadas no cinema. Mas isso não impede que a produção seja excessivamente fiel à obra original, resultando na longa duração e oscilação do ritmo do filme.

Tywker é corajoso por não abrir mão dos detalhes mais sórdidos de Süskind, o que pode causar uma certa ojeriza no público. As primeiras cenas mostram uma Paris do século XVIII, cujos odores estão cada vez mais fortes e insuportáveis. Para isso, ele usa cortes rápidos que servem apenas para transmitir sensações ao espectador. Uma feira suja, peixes podres, dentes estragados, tudo isso serve para criar o clima sensorial da cidade e explicar porque os perfumes eram tão importantes e venerados.
É nesse cenário que nasce Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw), um jovem incapaz de exalar qualquer odor, e, ao menos tempo, com o olfato mais apurado do mundo. Essa benção (ou maldição) do personagem é o que guia o seu desejo e seus impulsos. O Perfume é, acima de tudo, uma história de suspense. Tal qual O Silêncio dos Inocentes, Tywker está muitas vezes interessados nos procedimentos criminosos de seu personagem, em sua metodologia – mais do que em sua psique.

Dessa forma, vemos Grenouille desenvolver um método de capturar o odor de pessoas e transformá-lo em perfume. Ele tem um objetivo e, para alcançá-lo, precisa apurar sua técnica. Fica claro que o impulso assassino está intimamente ligado ao desejo sexual do personagem. Mas isso não é muito explorado.
Enquanto Süskind, em sua prosa, tem um estilo sarcástico, direto, quase jornalístico, Tywker parece levar tudo para o lado literal. Já comentários de um narrador (voz de John Hurt, que usa o mesmo tom de seus outros trabalhos em Dogville e Manderlay) aumentam o tom de reverência do filme, o que faz parecer que os realizadores não se importaram em explorar muito a mídia com a qual trabalham e não apenas transpor em imagens a narrativa do romance.

Tykwer mostra-se, assim, ousado e tímido ao mesmo tempo. A sua ousadia deriva mais da obra original do que de sua própria opção. O clímax do filme, tal qual no livro, remete ao “Jardim das Delícias”, do pintor holandês Hieronymus Bosch; já o final, a Satyricon, de Fellini. Ao mesmo tempo, o respeito que se mantém ao original cria uma amarra intransponível. Querendo agradar aos leitores apaixonados, Perfume é excessivo. É como um bom perfume, a dose certa pode ser inesquecível; o excesso pode causar intoxicação.



Sinopse
Paris, 1738. Jean-Baptiste Grenouille (Ben Whishaw) nasceu em um mercado de peixe, onde sua mãe (Birgit Minichmayr) trabalhava como vendedora. Ela o tinha abandonado, mas o choro de Jean-Baptiste faz com que seja descoberto pelos presentes na feira. Isto também faz com que sua mãe seja presa e condenada à morte. Entregue aos cuidados da Madame Gaillard (Sian Thomas), que explora crianças órfãs, Jean-Baptiste cresce e logo descobre que possui um dom incomum: ele é capaz de diferenciar os mais diversos odores à sua volta. Intrigado, Jean-Baptiste logo demonstra vontade de conhecer todos os odores existentes, conseguindo diferenciá-los mesmo que estejam longe do local em que está. Já adulto, ele torna-se aprendiz na perfumaria de Giuseppe Baldini (Dustin Hoffman), que passa por um período de pouca clientela. Logo Jean-Baptiste supera Baldini e, criando novos perfumes, revitaliza a perfumaria. Jean-Baptiste cada vez mais se interessa em manter o odor de forma permanente, o que faz com que busque meios que possibilitem que seu sonho se torne realidade. Só que, em suas experiências, ele passa a tentar capturar o odor dos próprios seres humanos.


Ficha Técnica
Título Original: Perfume: The Story of a Murderer
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 147 minutos
Ano de Lançamento (Alemanha / Espanha / França):
2006
Site Oficial: http://www.perfumefilme.com.br
Estúdio: VIP 4 Medienfonds / Davis-Films / Ikirus Films S.L. / Constantin Film Produktion GmbH / Nouvelle Éditions de Films / Castelao Producciones S.A.
Distribuição: DreamWorks SKG / Paramount Pictures / Paris Filmes
Direção: Tom Tykwer
Roteiro: Andrew Birkin, Tom Tykwer e Bernd Eichinger, baseado em livro de Patrick Süskind
Produção: Bernd Eichinger
Música: Reinhold Heil, Johnny Klimek e Tom Tykwer
Fotografia: Frank Griebe
Desenho de Produção: Uli Hanisch
Figurino: Pierre-Yves Gayraud
Edição: Alexander Berner
Efeitos Especiais: Universal Production Partners


Elenco
Ben Whishaw (Jean-Baptiste Grenouille)
Alvaro Roque (Jean-Baptiste Grenouille - 5 anos)
Franck Lefeuvre (Jean-Baptiste Grenouille - 12 anos)
Birgit Minichmayr (Mãe de Jean-Baptiste)
Sian Thomas (Madame Gaillard)
Michael Smiley (Porter)
Perry Millward (Marcel)
Sam Douglas (Grimal)
Jaume Montané (Pélissier)
Timoth Davies (Chenier)
Dustin Hoffman (Giuseppe Baldini)
Rachel Hurd-Wood (Laura Richis)
Ramón Pujol (Lucien)
Alan Rickman (Antoine Richis)
Sara Forestier (Jeanne)
Corinna Harfouch (Madame Arnulfi)
Paul Berrondo (Dominique Druot)
Joanna Griffiths (Marianne)
Jessica Schwartz (Natalie)
Harris Gordon (Marquês de Montesquieu)
Anna Gelman (Albine)
Laura Gelman (Françoise)
Guillermo Ayesa (Tallien)
David Calder (Bispo de Grasse)
Simon Chandler (Prefeito de Grasse)
Francesc Albiol (Oficial)
John Hurt (Narrador - voz)


Curiosidades
- O livro "Perfume - A História de um Assassino" vendeu mais de 15 milhões de cópias, sendo 4 milhões apenas na Alemanha. Foi ainda traduzido para 45 idiomas.

- O produtor Bernd Eichinger desejava adaptar "Perfume" para o cinema há anos, mas sempre esbarrava nas negativas do autor Patrick Süskind em vender os direitos de adaptação. Apenas em 2001 Eichinger conseguiu convencê-lo, pagando 10 milhões de euros pelos direitos.

- As tentativas de Bernd Eichinger e outros produtores em convencer Patrick Süskind a vender os direitos de adaptação de "Perfume" serviram de inspiração para o roteiro de Rossini (1997), de autoria do próprio Süskind.

- Vários diretores manifestaram interesse em adaptar para o cinema o livro de Patrick Süskind, entre eles Tim Burton, Martin Scorsese e Milos Forman. Stanley Kubrick também chegou a considerar o projeto, até concluir que o livro era infilmável.

- Ridley Scott esteve ligado a Perfume - A História de um Assassino durante anos, antes do início de suas filmagens.

- A atriz Héloïse Adam fez um teste para a personagem Madame Arnulfi.

- As filmagens ocorreram entre 12 de julho e 16 de outubro de 2005.

- As cenas do mercado de peixe e da cidade de Grasse foram rodadas nas cidades espanholas de Barcelona, Girona e Figueras.

- O orçamento de Perfume - A História de um Assassino foi de US$ 65,8 milhões. Trata-se do filme mais caro já feito na Alemanha até então.


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