sexta-feira, 17 de agosto de 2007

"Os Simpsons - O Filme"


Como nos filmes inspirados em histórias em quadrinhos, cujos roteiristas e diretores pisam sempre em ovos para não descontentar os fãs, a versão de "Os Simpsons" para o cinema não alterou o modelo original. Como no futebol, não se mexe em time que está ganhando. Aos cinemas brasileiros chegam cerca de 400 cópias dubladas e apenas 20 legendadas.

E os Simpsons entram em campo no cinema com todos os seus titulares. A história brinca com coisas sérias, como é costume nos episódios de TV, com algumas pitadas de humor politicamente incorreto e muita crítica ao comportamento do americano médio, mostrado como é alienado e egocêntrico.

No filme, o tema é a ecologia. Springfield, um microcosmo dos Estados Unidos, é uma cidade em que seus habitantes pouco se importam com o meio ambiente, de Homer Simpson até o mais desconhecido freqüentador do Bar do Moe. Claro que há uma exceção: a doce Lisa, aluna exemplar e fã do saxofonista John Coltrane, sempre engajada em campanhas ecológicas bem-intencionadas.

No filme ela encontra um parceiro que é sua alma-gêmea, um menino irlandês que se mudou para a cidade. Mas o garoto logo esclarece: ele não é filho de Bono, o vocalista da banda U2, ativista das causas politicamente corretas.

As duas crianças estão preocupadas com a preservação do lago da cidade, cujo excesso de poluição ameaça transformá-lo em uma bomba capaz de afetar o clima do país. Com muita dificuldade, ambos conseguem convencer a cidade a se engajar numa campanha de limpeza. Mas a ação fracassa graças a um membro de sua própria família, seu pai atrapalhado.

Homer, que decidiu adotar um porco como animal de estimação, lança no lago um verdadeiro contêiner contendo os detritos produzidos pelo animal. Era o que faltava para que as águas começassem a produzir peixes mutantes, com dezenas de olhos. O alarme é dado e chega à Casa Branca, onde Arnold Schwarzenegger, um presidente tão atrapalhado quanto Homer, decide isolar a cidade do restante do país, cobrindo-a com uma cúpula. Se Homer foi o causador da tragédia, terá agora de salvar a cidade.

E as confusões se sucedem com Bart aprontando tudo o que tem de direito em algumas seqüências bem divertidas, como o passeio de skate nu pela cidade, apenas para pagar uma aposta feita com o pai.


Ficha Técnica
Título Original: The Simpsons Movie
Gênero: Animação
Tempo de Duração: 87 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Site Oficial: www.simpsonsmovie.com
Estúdio: 20th Century Fox Film Corporation / Gracie Films / Akom Production Company
Distribuição: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: David Silverman
Roteiro: James L. Brooks, Al Jean, David Mirkin, George Meyer, Matt Groening, Ian Maxtone-Graham, Mike Reiss, Mike Scully, Matt Sellman, John Swartzwelder e Jon Vitti, baseado em série de TV criada por Matt Groening
Produção: James L. Brooks, Matt Groening, Al Jean, Richard Sakai e Mike Scully
Música: Hans Zimmer
Direção de Arte: Dima Malanitchev
Edição: John Carnochan
Efeitos Especiais: Rough Draft Studios / Film Roman Productions


Elenco (Vozes)
Dan Castellaneta (Homer Simpson / Comichão / Barney / Vovô / Krusty / Prefeito Quimby / Assistente do prefeito / Sr. Teeny)
Julie Kavner (Marge Simpson / Patty / Selma)
Nancy Cartwright (Bart Simpson / Maggie Simpson / Ralph / Nelson / Todd Flanders)
Yeardley Smith (Lisa Simpson)
Harry Shearer (Coçadinha / Sr. Burns / Reverendo Lovejoy / Ned Flanders / Lenny / Skull / Presidente Arnold Schwarzenegger / Kent Brockman / Diretor Skinner / Dr. Hibbert / Smithers / Otto)
Hank Azaria (Prof. Frink / Moe / Chefe Wiggum / Lou / Carl / Cletus)
Marcia Wallace (Edna Krabappel)
Tress MacNeille (Colin / Sra. Skinner / Mãe de Nelson / Lindsey Naegle)
Pamela Hayden (Milhouse Van Houten / Rod Flanders)
Philip Rosenthal (Pai da TV)
Albert Brooks (Russ Cargill)
Russi Taylor (Martin)
Maggie Roswell (Helen Lovejoy)
Tom Hanks (Tom Hanks)
Joe Mantegna (Fat Tony)
Billie Joe Armstrong (Billie Joe Armstrong)
Tre Cool (Tre Cool)
Mike Dimt (Mike Dimt)


Curiosidades
- Baseado na série de TV "Os Simpsons".

- "Os Simpsons" nasceu em 1987, quando foi solicitada a Matt Groening a criação de segmentos de animação para o programa de TV "The Tracy Ullman Show", transmitido pela Fox.

- Desde 1988 "Os Simpsons" é exibido na TV americana, em programas semanais de meia hora de duração.

- A 20th Century Fox registrou o domínio simpsonsmovie.com em 22 de abril de 1997, 9 anos antes do filme receber sinal verde do estúdio.

- O roteiro do filme começou a ser escrito em 2003. Foram 158 versões até chegar ao resultado final.

- O diretor David Silverman fez com que Julie Kavner repetisse mais de 100 vezes um monólogo em que sua personagem, Marge, discutia com Homer.

- Os Simpsons - O Filme teve sua estréia mundial na cidade de Springfield, em Vermont. A 20th Century Fox realizou um concurso para escolher em qual das 16 cidades americanas chamadas Springfield ocorreria a pré-estréia.

- Durante todo o mês de julho de 2007 onze lojas do grupo 7-Eleven mudaram seus nomes para Kwik-E-Marts, como parte da campanha de lançamento do filme. Nestas lojas eram vendidos diversos produtos ligados aos personagens do filme, como cereais do Krusty, Buzz Cola e Squishees.

- O orçamento de Os Simpsons - O Filme foi de US$ 65 milhões.



Nenhum comentário: