domingo, 4 de dezembro de 2005

Escultura - Praça Universitária - Goiânia - Goiás



Para quem a freqüenta, ela dispensa o nome, basta "Praça". Não é de graça, afinal, pois trata-se de um dos locais de mais forte identidade de Goiânia.

A Praça Universitária foi planejada em 1933 pelo arquiteto Atílio Correia Lima, junto com a inauguração de Goiânia, projetada em 1967 pelos arquitetos Elder Rocha Lima e Valdemar Cordeiro e construída em 1969 pela Prefeitura Municipal.

O objetivo era o de reunir faculdades em um mesmo local, o que vai acontecer a partir dos anos 1950, época em que o Setor Universitário, bairro onde se localiza, ainda chamava-se Bairro Botafogo.

É uma praça histórica, inclusive tombada pelo Patrimônio Histórico e Cultural de Goiás, e palco de grandes manifestações políticas, eventos estudantis - incluindo dois congressos da União Nacional dos Estudantes - e show artístico-culturais.

É um dos melhores lugares da cidade para ver o pôr-do-sol, além de ser bem arborizada e apresentar um museu de esculturas ao livre, além de bares e biblioteca. Em sua região, concentram-se os Câmpus 1 da Universidade Católica de Goiás e da Universidade Federal de Goiás, o Museu Antropológico da UFG, Hospital Araújo Jorge, Hospital das Clínicas, além de repartições públicas.

Para boa parte dos universitários de hoje e ontem, a Praça se confunde com suas próprias histórias de vida. É, por isso, um significativo lugar de memória para goianienses e goianos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Linda foto

Anônimo disse...

muito linda a foto parabens