domingo, 3 de junho de 2007

Hannibal - A Origem do Mal



O personagem Hannibal Lecter, famoso na interpretação de Anthony Hopkins em "O Silêncio dos Inocentes" (1991), de Jonathan Demme, volta a ser protagonista de "Hannibal -- A Origem do Mal", que estréia em todo o país nesta sexta-feira. Desta vez, o enredo conta as origens de seu apetite bizarro, enfocando sua infância e juventude.

De acordo com a história, as origens do apetite por carne humana de Hannibal Lecter remontam à Segunda Guerra Mundial, quando era criança na Lituânia e vivia feliz com seus pais e sua irmã caçula.

Porém, um grupo de nazistas acaba dizimando a família. Sobrevivem apenas as crianças. O menino e a irmã Mischa são encontrados por um grupo de aventureiros desgarrados e coisas horríveis acontecem com eles. Só Hannibal sobrevive.

Anos depois, Hannibal é um adolescente, interpretado pelo francês Gaspard Ulliel, que foge do orfanato onde mora e vai para Paris. Lá é recebido pela viúva de seu tio, a misteriosa Murasaki (Gong Li), de quem se torna amante. A relação entre os dois é um dos pontos que servem para definir a personalidade do personagem e explorar seu lado mais obscuro.

O objetivo do jovem Hannibal é se vingar de cada um dos homens que fizeram mal a ele e mataram sua irmã caçula, no final da guerra. Para ter certeza de que o fará com precisão, ele chega a se matricular numa escola de medicina para aprender as técnicas de corte de corpos humanos.

Seguindo a cartilha do gênero de filmes de vingança, "Hannibal -- A Origem do Mal" não difere muito de "Desejo de Matar", estrelado por Charles Bronson, e suas inúmeras sequências.

Com o diferencial de que aqui o longa é produzido com uma aparência mais sofisticada, com fotografia caprichada e alguma reconstituição histórica -- mas com a mesma sanguinolência de apresentar banquetes bizarros.

O roteiro é assinado pelo escritor Thomas Harris, criador do canibal, que primeiro escreveu o filme e depois o transformou em livro -- invertendo a ordem mais comum.

Aparentemente, o veterano produtor italiano Dino de Laurentiis, dono dos direitos sobre o personagem, quis faturar em cima do mais famoso canibal do cinema. O objetivo desse prólogo é explicar de onde vem tanta monstruosidade, mas, ao mesmo tempo, acaba dominado demais pelo grotesco.


Ficha Técnica

Título original:Hannibal Rising
Gênero:Ficção
Duração:1 hr 57 min
Ano de lançamento: 2007
Site oficial: http://www.hannibal.com.br
Estúdio: Ingenious Film Partners / Carthago Films S.a.r.l./ Dino De Laurentiis Company / Zephyr Films Ltd. / Young Hannibal Productions Ltd. / Qunta Communications USA Inc.
Distribuidora: MGM / The Weinstein Company / Imagem Filmes
Direção: Peter Webber
Atores: Gaspard Ulliel, Gong Li, Jos Houben, Nancy Bishop.
Roteiro: Thomas Harris, baseado em livro de Thomas Harris
Produção: Tarak Ben Ammar, Dino De Laurentiis e Martha De Laurentiis
Música: Ilan Eshkeri e Shigeru Umebayashi
Fotografia: Ben Davis
Direção de arte:
Figurino: Anna B. Shepherd
Edição: Valerio Bonelli e Pietro Scalia
Efeitos especiais:Duboi / Lip Sync Post / Special Effects UK

Curiosidades

- Hayden Christensen, Macaulay Culkin, Hugh Dancy, Rupert Friend, Dominic Cooper, Tom Sturridge e Tom Payne fizeram testes para o personagem Hannibal Lecter;

- Gaspard Ulliel é o 3º ator a interpretar o personagem Hannibal Lecter. Anteriormente apenas Brian Cox e Anthony Hopkins o haviam interpretado;

- Estréia de Thomas Harris, autor dos livros de Hannibal Lecter, como roteirista;

- Thomas Newman esteve cotado para ser o compositor da trilha sonora de Hannibal - A Origem do Mal;

- Os eventos de Hannibal - A Origem do Mal são anteriores aos mostrados nos demais filmes já feitos com o personagem Hannibal Lecter: Dragão Vermelho (1986), O Silêncio dos Inocentes (1991), Hannibal (2001) e Dragão Vermelho (2002);

- O orçamento de Hannibal - A Origem do Mal foi de US$ 50 milhões.

Trailer

Nenhum comentário: