quarta-feira, 1 de fevereiro de 2006

História da Coca-cola



História da Coca-cola

Em 1886 nascia a Coca Cola em Atlanta - Estados Unidos, quando John Styth Pemberton, farmacêutico, decidiu idealizar um remédio totalmente diferente dos que haviam a disposição no mercado. Como um alquimista, ficou anos misturando inúmeros ingredientes. Em 1886, obteve um xarope de cor escura e sabor agradável chegando assim, na fórmula de um tônico. O novo produto era refrescante e de sabor inédito, e recebeu o nome de "French Wine Coca".

Para divulgar sua nova descoberta, Pemberton escolheu o balcão de sua farmácia, a "Jacob's Pharmacy". O sucesso foi estrondoso! Então a "French Wine Coca" começou a ser vendida também nas "Soda Fountains", pontos de encontro de Atlanta. Contam que por acaso o xarope medicinal foi misturado à água gasosa surgindo assim, aquele que viria a ser o mais conhecido refrigerante de todo o mundo.


Após dois anos de sua descoberta, a fórmula foi vendida para Asa Grieg Candler, um jovem empresário e farmacêutico. Candler resolveu instalar fábricas do xarope em outras cidades e autorizou comerciantes a engarrafar o produto. Lentamente o produto foi perdendo o seu caráter medicinal mas sua publicidade caracterizava-se pelo slogan "Deliciosa e Refrescante", vendendo a idéia de saúde.


A partir dos anos 20 a Coca Cola ganhou o mundo! O logotipo e a garrafa apresentavam-se em estilo "Art Noveau", uma das correntes estéticas do século XIX, que tinha como característica linhas onduladas e assimétricas.


Foi Frank Mason Robinson , sócio e contador de Pemberton quem sugeriu o fácil e sonoro nome Coca Cola para o produto. Desenhado pelo próprio Robinson, o inconfundível logotipo foi patenteado em 1893. A logomarca passou a ser reconhecida em todos os Estados Unidos. As ondas graciosas tinham o poder de persuasão e fixação de imagem passando a ser divulgada em anúncios e associada aos lugares da moda. A garrafa caçula, utilizada na campanha "Sempre Coca Cola", foi criada em 25 de dezembro de 1915, por Alexandre Samuelson. Inspirada nas curvas do corpo de uma mulher e as saias que eram moda na época, a embalagem original tinha capacidade para 185ml. A embalagem em lata foi criada em 1950, pela matriz americana. A Coca Cola família chega em 1959 e em 1970, a garrafa de 185ml transforma-se em 290ml. Em 1976, surge a Coca Cola litro. E é a partir de 1988, que surgem as tampas de rosca e as embalagens maiores e mais econômicas de um litro e meio e a Pet de dois litros.


Coca-cola no Brasil

A primeira fábrica da Coca-Cola foi fundada em 1942, no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Já em 1943, em São Paulo, foi inaugurada uma filial da Coca-Cola Refrescos S.A.. Atualmente, muitas franquias atuam por todo o país, sendo assessoradas e orientadas pela Coca Cola IndústriasLtda - CCIL, responsável pela garantia da qualidade de processos, produtos e manutenção da marca Coca-Cola.
Para ser um fabricante Coca-Cola ou um franqueado da marca, é necessário manter o padrão de qualidade, estabelecido pela matriz e atender aos requisitos básicos de produção e distribuição. No ranking mundial, o Brasil é o terceiro maior fabricante e consumidor da Coca-Cola, abaixo apenas dos Estados Unidos e do México.
A Coca-Cola acredita no Brasil. Por isso, participa ativamente da vida cultural, social e esportiva, assumindo um compromisso com a sociedade.

Nenhum comentário: