sexta-feira, 9 de abril de 2010

Conheça as 100 marcas mais valiosas do País


A Brand Finance, empresa que avalia a gestão da marca e ativos intangíveis, em parceria com a revista The Brander/IAM, lança a quinta edição do estudo anual “As 100 marcas mais valiosas do Brasil”.



De acordo com o CEO e sócio da Brand Finance América do Sul e da revista The Brander/IAM, Gilson Nunes, enquanto o valor de mercado das empresas listadas em bolsa e no estudo subiu de R$ 995,2 bilhões para R$ 1,52 trilhão - crescimento de 52,8% em relação a 2008, a soma do valor de suas marcas aumentou 23%, saltando de R$ 221,4 bilhões para R$ 273,3 bilhões.



“Este resultado mostra que as marcas mais fortes e No varejo, a Magazine Luiza foi uma das redes que obtiveram maior percentual de crescimento em valor de marcavaliosas do país não foram abaladas mediante a estagnação econômica do ano anterior. Atualmente, as marcas são o maior diferencial competitivo sustentável das empresas”, afirma Nunes.

Pelo quarto ano consecutivo, Bradesco é a marca mais valiosa do Brasil, com valor de R$ 23,1 bilhões; seguido, pela ordem, por Banco Itaú (R$ 12,0 bilhões), Banco do Brasil (R$ 11,6 bilhões); Petrobras (R$ 9,7 bilhões); Vivo (7,6 bilhões), Oi/Telemar (R$ 7,5 bilhões); Casas Bahia (R$ 7,2 bilhões); Caixa (R$ 7,0 bilhões); Carrefour (R$ 6,5 bilhões) e Fiat (R$ 6,4 bilhões).

Os setores nos quais as marcas obtiveram maior percentual de crescimento em valor, quando comparadas ao período anterior, foram os bancos (Santander, HSBC, Caixa, BNDES, Banco do Brasil e Bradesco), varejo (Wall Mart, Carrefour, Casas Bahia e Magazine Luiza) e exportação de commodities (Gerdau, Petrobras).

“Estes setores foram beneficiados pela recuperação da bolsa de valores após julho de 2009 e por boas perspectivas futuras (em especial Gerdau e Petrobras) e, ainda, pelo crescimento do consumo das famílias brasileiras, graças ao pacote do governo de estímulo à economia, isenção de IPI, entre outros”, explica Nunes.

Neste contexto, as marcas que mais cresceram em valor são, pela ordem: Santander (140%), Ultrapar (109%), Gerdau (106%), HSBC (93%), Caixa (74%), Wall Mart (74%), Petrobras (65%), BNDES (62%), Banco do Brasil (56%), Honda (54%), Carrefour (52%), Casas Bahia (44%), Magazine Luiza (44%) e Bradesco (42%).

Já quedas notáveis em valores ocorreram com as marcas Sadia (-26%); Nokia (-38%) e Texaco (-34%), entre outras que também caíram de posição no ranking 2010.

Por outro lado, Cargill, Pepsico, Visa, Odebrecht, WEG, ArcelorMittal, Localiza, Banrisul e Microsoft são as novas marcas que entraram no rol das 100 mais valiosas do Brasil em 2010.

As marcas foram avaliadas por meio de pesquisa quantitativa de mercado em nível nacional, com 6.221 pessoas e base nos indicadores: produtos e serviços; preço; marketing e comunicação; governança corporativa e responsabilidade socioambiental; pós-venda; e canal de distribuição.

Nenhum comentário: