quinta-feira, 12 de junho de 2008

Trem Maria Fumaça - Goiânia - Goiás


Inauguração: 07.09.1950 com trilhos
Uso atual: Cooperativa de artesãos
Data de construção do prédio atual: 1950

HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980.
A ESTAÇÃO: A estação de Goiânia foi inaugurada em 1950, de acordo com o Guia Geral de Estradas de Fero do Brasil, de 1960. Segundo Flávio Cavalcânti, porém, a inauguração deu-se em 11 de novembro de 1952. "No estilo art-déco, o edifício possui na área interna principal murais de frei Nazareno Confaloni, introdutor do modernismo em Goiás, pintados em 1953. Durante mais de vinte anos serviu como estação ferroviária de Goiânia sendo desativada na década de 70.
Com a extinção da Estrada de Ferro de Goiás, a locomotiva n.º 11, símbolo da estação, mais conhecida como Maria Fumaça, foi colocada como exposição na parte externa da antiga Estação.O prédio passou por várias reformas; em 1985, por exemplo, foi adaptado para atender as necessidades do Restaurante do Centro de Cultura e Tradições Goianas, hoje extinto.
Em 1987, foi criado o Centro Estadual de Artesanato de Goiás, que passou a funcionar desde então, no prédio da estação. O edifício abriga hoje a cooperativa dos artesões de Goiás e a Banda Marcial da Prefeitura de Goiânia - Projeto Musicalidade. A última reforma aconteceu em 1999" (Flavio Cavalcânti, 14/02/2005). O prédio é tombado pelo Governo do Estado desde 1998.
Por volta de 1984 foi noticiado que a RFFSA e a prefeitura de Goiânia haviam fechado um acordo, em que a prefeitura ficaria com o terreno do pátio ferroviário, de localização central, no qual seria (e realmente foi) construída uma nova estação rodoviária; e em troca a ferrovia receberia um terreno bem maior, fora da cidade, para instalar um pátio maior e mais espaçoso.
O pátio, realmente, foi transferido para a estação de Senador Canedo, a cerca de 20 km da cidade de Goiânia. Trens de passageiros não chegam ao prédio desde os anos 1980. (Fontes: Flavio Cavalcânti; Guia Geral de Estradas de Fero do Brasil, 1960)

HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA-TRONCO: A linha-tronco da E. F. Goiaz foi aberta a partir de Araguari, onde já estavam os trilhos da Mogiana desde o ano de 1896, em seu primeiro trecho em 1911, até a ponte sobre o rio Paranaíba, na divisa entre os Estados de Minas Gerais e Goiás. A partir de então, foi aquela demora de sempre: avançando lentamente, atingiu Goiânia, capital do Estado de Goiás desde o início dos anos 1940, somente em 1950, e alguns anos mais tarde a linha foi prolongada em dois quilômetros até Campinas de Goiás. Aí parou. Com a entrada em operação da linha para Brasilia, a partir da estação de Roncador, o trecho até Goiânia perdeu em importância. Hoje boa parte da linha está em operação para trens cargueiros: trens de passageiros acabaram nos anos 1980
RAMAL DE OUVIDOR: O ramal de Goiandira a Catalão foi inaugurado em 1913, ligando as duas cidades. Em 1922, o ramal foi prolongado até Ouvidor, que permaneceu 20 anos como ponta de linha. Com a chegada da linha-tronco da RMV à cidade, em 1942, o trecho, retificado, foi incorporado à Rede Mineira de Viação. Novas estações foram construídas e a RMV passou a terminar sua linha em Goiandira.
Fontes: http://www.estacoesferroviarias.com.br/efgoiaz/goiania.htm
http://www.abpfsp.com.br/

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