quinta-feira, 1 de novembro de 2007

As cores na liderança


As cores na liderança


Muitas vezes sou questionado por estudantes sobre a questão das cores aplicadas nas embalagens. Mesmo profissionais do mercado desejam saber se existe uma "ciência" que indique, com certa precisão, quais as cores mais recomendadas para as diversas categorias de produtos.
Hoje, existe uma verdadeira indústria sobre o tema. O setor de pigmentos, por exemplo, movimenta bilhões de dólares a cada ano; há empresas e especialistas que trabalham na especificação de cores para os produtos e nas cartelas de tendências cromáticas que orientam a indústria da moda e a automobilística.

No caso da embalagem, especificamente, são raros os estudos que abordam o tema com seriedade. Sabemos que a apresentação de uma cor - definida de forma absoluta, como ocorre, por exemplo, com produtos como Maizena, Sonho de Valsa, Diamante Negro e o chocolate Milka - representa um forte suporte para a identidade do produto. As pilhas Ray-o-Vac incorporaram "as amarelinhas" em seu slogan, por tratar-se de uma identificação precisa do produto. O Campari também utiliza a cor como seu diferencial de personalidade e seu slogan afirma que "só ele é assim".

Ter uma cor definida como atributo de personalidade é uma força que impulsiona o produto a obter mais reconhecimento. O vermelho do suco Del Valle tornou-se uma marca registrada do produto e foi apontado em pesquisas, pelos consumidores, como o principal ícone de sua identidade. Essa marca de suco conseguiu se "apropriar" de uma cor - como fez a Ferrari - e isso representa um enorme valor na concorrência de mercado.

Como na verdade só existem três cores básicas (amarelo, azul e vermelho), das quais todas as demais são derivadas, é impossível que cada produto tenha sua própria cor. No livro Design de Embalagem ­- Curso Avançado, fiz um estudo agrupando os produtos adquiridos em visitas ao supermercado e nas publicações especializadas do setor, conforme as cores predominantes.
Separei aqueles que tinham cores definidas, uma vez que na maioria dos produtos há combinações das cores básicas.

Esse estudo chamou a atenção para um fato interessante: os produtos líderes na maioria das categorias têm uma cor bem definida. Na categoria 'alimentos e bebidas', em um universo de 50 subcategorias, metade dos líderes é de vermelhos; a outra metade é dividida em: 25% azuis, 15% amarelos e 10% outras cores. Portanto, o vermelho domina (como cor definida ou predominante), seguido do azul. E o verde tem participação inexpressiva entre os produtos líderes da categoria, embora os alimentos 'verdes' como frutas e vegetais sejam encontrados em grande número. Já nos produtos da categoria 'higiene e limpeza', o azul é a cor mais utilizada nas embalagens.

São conclusões que podem ajudar na decisão de qual cor aplicar em cada embalagem, lançando um pouco mais de luz sobre um tema tão fascinante - e cuja aplicação tem importância capital para o sucesso (ou o fracasso) dos produtos de consumo.

Por
FÁBIO MESTRINER
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Matéria retirada do site: http://portaldacomunicacao.uol.com.br/textos.asp?codigo=20557
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