terça-feira, 31 de janeiro de 2012

A Festa de Babette - Babette's Feast




Produção dinamarquesa, de 1987, ganhadora do Oscar de melhor filme estrangeiro. Direção de Gabriel Axel. Roteiro de Gabriel Axel, baseado num conto (de mesmo nome) de Karen Blixen. Com: Stéphane Audran, Bodil Kjer, Birgitte Federspiel, Jarl Kulle, Jean-Philippe Lafont.


Karen Blixen escreveu seus livros sob o pseudônimo de Isak Dinensen, numa época em que não era de muito bom-tom uma mulher escritora em meio à sociedade chauvinista. Além deste, outra obra sua também serviu de inspiração para um filme: “Out of Africa ”, de 1985, baseado no seu livro mais conhecido, “A fazenda africana” (“Den afrikanske Farm”).


O filme – também premiado no Festival de Cannes e no Globo de Ouro – narra a estória de Babette Harsan, que se refugia na casa de duas solteironas (filhas de um falecido pastor) num vilarejo da Dinamarca, fugida da repressão à Comuna de Paris. Elas a acolhem e a empregam como faxineira e cozinheira. Passados mais de uma dezena de anos, Babette descobre ter ganho na loteria e, grata às pessoas que a acolheram, decide oferecer um banquete à francesa, aproveitando a comemoração do centésimo aniversário do pastor.


Ficamos conhecendo a estória da juventude das irmãs através de flash-backs, narrados em off por uma voz feminina. Ambas sacrificaram suas paixões da juventude em nome da fé e das obrigações religiosas. Philippa abdicou de um relacionamento com um jovem oficial, Lorenz Lowenhelm, sobrinho de uma das devotas da seita fundada pelo pastor. Martine abriu mão de uma promissora, mas sequer iniciada, carreira como cantora, orientada por um cantor lírico de sucesso, Achille Papin. A chegada de Babette altera um pouco sua rotina austera. Seus dotes culinários são logo percebidos ao fazer pequenas alterações na alimentação servida pelas irmãs aos idosos do vilarejo. Mas não passa disso, devido à escassez de recursos e os preceitos severos seguidos pela comunidade, baseados na privação e no sacrifício.


Quando Babette resolve preparar o banquete, uma mudança significativa percebe-se em toda a comunidade. Há a surpresa pelo pedido (aparentemente) inusitado feito por Babette. Há o receio dos puritanos de que os prazeres mundanos suscitados pelo banquete sejam uma nódoa em sua crença. Há certo reboliço quando Babette retorna à vila com os suprimentos para realizar o jantar. E subitamente, o pequeno vilarejo, antes cinzento e sombrio, parece se encher de vida.


O filme, que se inicia devagar, envolve o espectador aos poucos. Não só o banquete em si, mas seu preparo também, constituem a melhor parte dele. A dedicação, o cuidado e principalmente, o prazer de Babette ao prepará-lo são contagiantes. O espectador fica com água na boca ao vê-la separando ingredientes, salteando legumes, montando e decorando os pratos. Percebe-se sua satisfação cozinhando e tem-se a certeza de que aquilo é o que mais lhe agrada fazer na vida. E esse entusiasmo, essa paixão pela culinária, certamente reflete-se no resultado. Os pratos são mais que apetitosos. São um amálgama de sensações e, consequentemente, de prazeres – gustativos, olfativos e mesmo táteis.


Interessante notar a mudança que se opera nos convivas no decorrer do banquete. Mesmo tendo combinado entre si (exceto pelo General Löwenhielm) não sentirem nem tecerem qualquer comentário relativo ao que fosse servido, percebe-se a mudança de atitude em cada um deles. Inversamente ao que temiam, o prazer despertado não é pecaminoso, muito menos maléfico. Animosidades se dissolvem, antigas desavenças se desfazem. O deleite gastronômico acaba por fazer com que cada um deles queira expressar o melhor de si. Todos regozijam-se, mesmo não tendo a cultura do General, que aprecia os pratos também como conhecedor do glamour parisiense.


Babette sabe como levar alegria através da comida. Assim como “Chocolate” e “Como água para chocolate”, este é mais um filme em que se aborda a magia da culinária. O poder transformador do deleite gastronômico. Temos a transformação de Babette, que parece voltar à vida, mesmo com o esforço e trabalho necessários para preparar e servir o banquete. E temos a transformação dos convidados, que chegam ao final do banquete como pessoas diferentes e mesmo melhores que antes dele. Eles (e o espectador também) se convencem de que é possível a felicidade sem pecado, o prazer sem culpa.



Elenco

Stéphane Audran .... Babette Harsant
Birgitte Federspiel .... velha Martina
Bodil Kjer .... velha Philippa
Jarl Kulle .... velho Lorens Lowenhielm
Jean-Philippe Lafont .... Achille Papin
Bibi Andersson .... mulher sueca
Ghita Nørby .... narradora
Asta Esper Hagen Andersen .... Anna
Thomas Antoni .... tenente sueco
Gert Bastian .... homem pobre


Principais prêmios e indicações


Oscar 1988 (EUA)
Venceu na categoria de melhor filme estrangeiro.

BAFTA 1989 (Reino Unido)
Venceu na categoria de melhor filme em língua não inglesa.
Indicado nas categorias de melhor atriz (Stéphane Audran), melhor fotografia, melhor direção, melhor filme e melhor roteiro adaptado.

Festival de Cannes 1987 (França)
Recebeu o Prêmio Ecumênico.

Globo de Ouro 1989 (EUA)
Indicado na categoria de melhor filme estrangeiro.

Festival du Cinéma Nordique de Rouen 1988 (França)
Recebeu os prêmios da audiência e do Grande Júri.



Vejamos algumas curiosidades


Menu do banquete

Potage à la tortue
Blinis Demidoff au Caviar
Cailles en sarcophage com molho perigourdine
Salada
Queijos
Baba au rhum com frutas

Vinhos servidos

Amontillado
Champagne Veuve Cliquot 1860
Clos Vougeot 1846

Veja também

Receitas do banquete
No IMDb » O filme e o diretor
No @filmecomlegenda » o torrent para download

Posts relacionados

Cópia Fiel
Camino
Des hommes et des dieux
Eu vi o Diabo
Um Sonho de Liberdade


Trailer

Nenhum comentário: