terça-feira, 30 de agosto de 2011

Estação da Luz - São Paulo

Estação da Luz - São Paulo by Saulo Mendonça

A primeira Estação da Luz era pequena e acanhada. Construída em 1867 pela Estrada de Ferro Inglesa, The São Paulo Railway, a estação fazia a linha entre Jundiaí, interior de São Paulo, e Santos, de onde o café era exportado. Anos mais tarde, sem conseguir atender à crescente demanda da produção cafeeira, a próspera Companhia São Paulo Railway construiu outra estação no mesmo lugar, muito mais imponente, entre 1895 e 1900. Foi projetada pelo arquiteto inglês Charles Henry Driver em estilo neoclássico.
Os materiais da construção foram todos importados ;A Estação da Luz veio pelo Oceano Atlântico desmontada. Peça por peça viajou de navio: pregos, tijolos, madeira (pinho-de-riga irlandês), telhas cerâmicas de Marselha, França, e a estrutura de aço de Glasgow, Escócia. Material suficiente para cobrir uma área de 7.520 metros quadrados, ao custo de 150 mil libras esterlinas. A estrutura metálica tinha 150 metros de comprimento. O edifício tinha 150 metros de comprimento de fachada com uma torre de 50 metros de altura.
A inauguração da nova Estação da Luz ocorreu no dia 1º de março de 1901 e, desde então, tornou-se um símbolo do ciclo do café da nossa cidade. Em 1946, porém, um incêndio criminoso destruiu grande parte da estação. O fogo ardeu por mais de sete horas. Só restaram a gare e a ala oeste.
Em 1947, foi nacionalizada com o nome de Estrada de Ferro Santos-Jundiaí (EFSJ). Até 1951, foram feitas as obras de reconstrução da estação atingida pelo incêndio. O edifício ganhou mais um pavimento e uma plataforma central para o uso do trem metropolitano.
Nos últimos anos, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) desenvolve o Projeto Integração Centro, que consiste em implantar interligações entre as linhas da CPTM e as do Metrô.
Estação da Luz, que se encontra no centro desse trecho central, é objeto de grandes intervenções e modificações funcionais, além de ser totalmente restaurada, de modo que se aproxime tanto quanto possível à sua situação original. Sua situação futura prevê atendimento a quatro linhas de trem metropolitano, com opção de integração com duas linhas de metrô (a existente Linha 1 e a futura Linha 4)
A Estação da Luz, portanto, servirá de exemplo de proteção e valorização do patrimônio histórico de São Paulo, ao mesmo tempo que irá revitalizar a região central da cidade com a integração dos sistemas ferroviário metropolitano e metroviário.

Um comentário:

Fabi disse...

Oi, Saulo!
Gostei muito do seu blog.
Obrigada pelas obras do Romero Britto, sou apaixonada por sua obra - tenho uma tattoo de borboleta na perna... a foto está em meu blog, vem ver (postagens de maio).
bjs
http://trakinasdiet.blogspot.com