sábado, 1 de julho de 2006
Catedral Metropolitana de Goiânia - Goiás
Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora de Goiânia foi criada por Decreto de 22 de dezembro de 1937, expedida pela Cúria Arquidiocesana de Goiás.
A Instalação da Paróquia foi realizada com a Benção Litúrgica da Igreja Nossa Senhora Auxiliadora, edificada na Quadra 31 da Rua 19, na Zona Residencial.
Esta Igrejinha foi o primeiro templo religioso da Nova Capital do Estado. O Arcebispo D. Emanuel Gomes de Oliveira presidiu à Cerimônia da benção e instalação da Paróquia, no dia 24 de dezembro de 1937.
Na mesma solenidade foram empossados o 1º pároco de Goiânia – Cônego Abel Ribeiro Camelo e seu Coadjutor, Pe. Francisco de Sales Peclat.
Somente no ano de 1947, o Sr. Arcebispo Dom Emanuel dá início à Construção da Igreja definitiva da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, no local onde hoje se encontra: na quadra residencial, entre as ruas 10, 14, 19 e 20 do Setor Central (atualmente Praça Dom Emanuel).
A planta seguida na edificação da Matriz é a mesma da Igreja São João Bosco, da Cidade de São João del Rei – MG (com pequenas modificações) -, de autoria do competente arquiteto, Pe. Consolini, sacerdote salesiano.
Através dos anos, pela dedicação dos vários sacerdotes que dirigiram a Paróquia, a Igreja foi sendo construida. Até que, em 1956, com a criação da Arquidiocese de Goiânia, a Igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, ainda em obras, foi indicada como Catedral-Provisória da nova Arquidiocese. O Primeiro Arcebispo de Goiânia, Dom Fernando Gomes dos Santos, tomou posse da Arquidiocese na Matriz em construção.
O zelo dos sucessivos párocos e a colaboração eficiente da Comunidade foram levando avante as obras: primeiro, a torre; depois, os acabamentos. Até que, no dia 8 de dezembro de 1966, em belíssima festa, o Sr. Cardeal Dom Sebastião Baggio, então Núncio Apostólico no Brasil, procedeu à Cerimônia Litúrgica da Sagração de nossa Matriz, agora, definitivamente, elevada à dignidade de Igreja Catedral.
A belíssima imagem, Orago de nossa Paróquia, foi um presente da Comunidade do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, do Bom Retiro, em São Paulo. Lá, esta Imagem era conhecida como "Imagem do Milagre", conforme assevera o Pe. Luiz Marcigaglia, na época Diretor daquele Santuário Paulistano.
O Trono Arquiepiscopal de nossa Catedral está enriquecido com as Armas Pontifícias e com um plaqueta que diz: "Esta cadeira foi a Cátedra de São Pedro no dia 15 de outubro de 1991, quando sua santidade o Papa João Paulo II presidiu em Goiânia a celebração da Palavra para cerca de 400.000 fiéis". "Ad perpetuam rei memmoriam".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário