"Homem-Aranha 3" desembarca nas telas nacionais em 690 cópias e 840 salas de cinema, supostamente como o último capítulo da franquia que consagrou Tobey Maguire no papel.
Poucos acreditam que a trilogia, sucesso de bilheteria, vá parar por aí, mas o fato é que o contrato com Maguire e a estrela em ascensão Kirsten Dunst acaba mesmo nesta terceira parte.
O novo filme de Sam Raimi, com roteiro dele mesmo e do irmão Ivan Raimi, marca o ritual de passagem à idade adulta do herói de dupla identidade, o fotógrafo Peter Parker e o paladino da justiça Homem-Aranha.
Dando seqüência à revelação de seu segredo à namorada Mary Jane (Kirsten Dunst), no final do segundo filme, Peter firma o namoro com ela. A moça está estreando um espetáculo na Broadway como cantora, que é arrasado pelos críticos. Ela é rapidamente substituída e vive uma crise profissional.
Peter nem tem muito tempo para dar atenção ao coração magoado da amada. Uma turma de rivais e inimigos rouba todo o seu fôlego, começando pelo ex-amigo Harry Osborn (James Franco), que procura vingar seu pai (Willem Dafoe), morto pelo Homem-Aranha.
Voando numa espécie de skate high-tech e dotado de várias geringonças mortais -- como uma série de bolas metálicas cheias de pontas --, Harry trava um dos melhores duelos do filme com o Homem-Aranha pelos ares, especialmente nos estreitos corredores entre os arranha-céus de Nova York.
"Homem-Aranha 3" não nega fogo no quesito aventura e escala outros dois poderosos inimigos para o herói -- inclusive ele mesmo, quando sua roupa é coberta por uma legião de estranhos microrganismos negros.
Sob a ação deles, tanto Peter quanto o Homem-Aranha revelam um lado mais agressivo, cínico e imprevisível. Muda até o penteado comportadinho de Peter. Subjugado por uma espécie de segunda personalidade dark, ele joga a franja na testa, pinta um leve risco nos olhos, veste-se todo de negro, dança com ousadia nas baladas e paquera todas as garotas -- cortando o coração de Mary Jane.
Antes mesmo dessa espécie de infecção de caráter, o herói já estava sucumbindo a uma certa vaidade. Ele corresponde, até certo ponto, às atenções de Gwen (Bryce Dallas Howard), a filha do comandante da polícia (James Cromwell) que ele salvou numa outra seqüência espetacular, quando uma gigantesca grua saiu de controle no alto de um prédio, danificando diversos andares e arremessando a mocinha pelos ares.
Além disto, o Homem-Aranha tem pela frente dois formidáveis inimigos. Um deles é o Homem de Areia (Thomas Haden Church). Na verdade, ele é Flint Marko, o presidiário que cumpria pena por ter matado o tio de Peter Parker (Cliff Robertson) no primeiro filme.
Escapando da prisão, ele foge da polícia e se esconde numa usina nuclear. Submetido a uma formidável carga de radioatividade, vira literalmente uma figura de areia, capaz de fazer-se e desfazer-se, bem como atingir um tamanho gigantesco, no melhor trabalho do departamento de efeitos especiais do filme.
O outro inimigo, Eddie Brock (Topher Grace), começa como rival na fotografia do jornal em que Peter trabalha. Por acidente, ele irá receber os microrganismos negros na própria pele no dia em que, finalmente, o Homem-Aranha decide livrar-se deles.
A partir daí, Eddie torna-se Venom, criatura capaz de voar, dotada de uma temível mandíbula de tubarão e capaz de montar armadilhas como uma gigantesca teia entre dois altíssimos prédios de Nova York. E, o que é pior, tendo Mary Jane como isca.
Ficha Técnica
Título Original: Spider-Man 3
Gênero: Aventura
Tempo de Duração: 140 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2007
Site Oficial: http://www.sonypictures.com/movies/spiderman3/site
Estúdio: Columbia Pictures / Marvel Enterprises / Laura Ziskin Productions
Distribuição: Sony Pictures Entertainment / Buena Vista International
Direção: Sam Raimi
Atores: Tobey Maguire, Kirsten Dunst, James Franco, Thomas Haden Church.
Roteiro: Alvin Sargent, baseado em estória de Sam Raimi e Ivan Raimi e nos personagens criados por Stan Lee, Steve Ditko, David Michelinie e Todd McFarlane
Produção: Avi Arad, Grant Curtis e Laura Ziskin
Música: Christopher Young
Fotografia: Bill Pope
Desenho de Produção: J. Michael Riva e Neil Spisak
Direção de Arte: Christopher Burian-Mohr, David F. Klassen, David Swayze e Dawn Swiderski
Figurino: James Acheson e Katina Le Kerr
Edição: Bob Murawski
Efeitos Especiais: Sony Pictures Imageworks / Furious FX / Gentle Giant Studios Inc.
Premiações
BAFTA
Indicação
Melhores Efeitos Especiais
Curiosidades
- Precedido por Homem-Aranha (2002) e Homem-Aranha 2 (2004);
- Sam Raimi admitiu que não gosta do personagem Venom e que não pretendia incluí-lo nem neste nem em qualquer outro filme do Homem-Aranha que dirigisse, já que considera que o vilão não possui qualquer tipo de humanidade. Foi graças ao produtor Avi Arad, que alegou a popularidade do personagem, e ao roteiro escrito por Alvin Sargent que o diretor voltou atrás na decisão;
- Topher Grace e Thomas Haden Church declararam que não sabiam que fariam testes para Homem-Aranha 3 ao serem chamados para reuniões na Sony;
- Thomas Haden Church trabalhou durante 16 meses para ter o físico necessário para o personagem Homem-Areia;
- Topher Grace deixou o elenco da série "That '70s Show" para poder atuar em Homem-Aranha 3;
- A data de lançamento de Homem-Aranha 3 nos cinemas norte-americanos foi anunciada antes mesmo da estréia de Homem-Aranha 2 nos cinemas;
- John Dykstra, que ganhou o Oscar de melhores efeitos especiais por Homem-Aranha 2, declinou a proposta do 3º filme para trabalhar em Hot Wheels (2007);
- O compositor Danny Elfman se recusou a trabalhar neste filme, devido a diferenças criativas que teve com Sam Raimi em Homem-Aranha 2;
- O orçamento de Homem-Aranha 3 foi de US$ 250 milhões. Trata-se do mais caro filme já produzido até então.
Trailer
Nenhum comentário:
Postar um comentário