quarta-feira, 4 de abril de 2007

Casa De Areia


Rodado inteiramente nos Lençóis Maranhenses, entre julho e setembro de 2004, Casa de Areia apresenta Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, duas das atrizes mais consagradas do país, pela primeira vez protagonizando um filme juntas. Ao longo do filme, elas dividem os papéis das personagens principais, Áurea e Maria, e contracenam com um elenco formado por Stênio Garcia, Seu Jorge, Luiz Melodia, Enrique Diaz, Ruy Guerra e Emiliano Queiroz, entre outros.

Casa de Areia marca o encontro de três gerações do cinema nacional. Baseada em uma idéia original de Luiz Carlos Barreto, a saga de Áurea traz a assinatura de um dos mais talentosos diretores da nova geração e a presença do co-produtor Walter Salles.

A saga de Áurea começa em 1910, quando, em busca de um sonho que nunca lhe pertenceu, ela chega em caravana a um enorme labirinto de areia no Maranhão, Norte do Brasil. À procura de terras que o marido, Vasco, acredita serem prósperas, ela se vê condenada à vida num lugar inóspito, tendo como única companhia feminina sua mãe, Dona Maria. Grávida, e inconformada com o destino, a mulher faz de tudo para encontrar uma saída. Mas o tempo vai pouco a pouco transformando essa história embalada por profundos sentimentos, que vão do desespero à plenitude.

São 59 anos convivendo com a iminência da partida. A princípio impedida por Vasco, Áurea é obrigada a morar numa casa no alto de uma duna. Até que um dia, ao lado da mãe, ela presencia a morte do marido, soterrado na própria loucura e, num misto de dor e alívio, acredita estar livre. Mas, na verdade, virara refém da sorte.

Abandonada no deserto com a filha, Dona Maria sai à procura de um pequeno povoado originário de um antigo quilombo, onde só vivem negros. E assim conhece Massu, que virá a ser o grande companheiro das duas. É ele que as ensina a trocar pertences por comida. E sal, trazido de longe por Chico, único homem capaz de chegar e sair dali deliberadamente, e a quem Áurea se apegará na esperança de partir depois de dar à luz.

Nasce uma menina, também chamada Maria. Nove anos passam e Dona Maria é a primeira a dar sinais de que há sentido na vida naquele lugar. Mas Áurea continua obstinada, esperando a filha crescer para encarar a travessia. A possibilidade de realizar o seu maior desejo ressurge com a volta do vendedor de sal.

Quando tudo parece perfeito, Massu surpreende, impedindo a partida.

Desesperada, Áurea corre pelo areal atrás de Chico. Em vez dele encontra o Tenente Luiz, jovem que guia um grupo de cientistas na pesquisa do eclipse total da lua na região. Numa passagem emocionante, ela resgata sentimentos, redescobre o sexo e a chance de refazer a vida. Porém, mais uma vez por circunstâncias que independem de sua vontade, Áurea permanece no areal. E, ao lado de Massu, descobre que, na verdade, seu lugar é ali.

Casa de Areia não seguiu a ordem natural da produção de um filme. A participação de Fernanda Montenegro e Fernanda Torres já estava garantida durante o desdobrar do argumento, antes mesmo de as personagens existirem. "A história foi, na verdade, escrita para elas", revela Andrucha.

"O que me atraiu no filme foi o fato de ser uma narrativa misteriosa e feminina, sobre o tempo agindo em mãe e filha, além de atuar com a Nanda, dirigida por um diretor de enorme talento, como o Andrucha", conta Fernanda Montenegro.

Fernanda Torres, apesar de ter ficado um pouco receosa de fazer o filme, em virtude da locação, conta que o lugar contribuiu para a composição do personagem.

"Eu tinha muito medo de fazer esse filme, porque era em um lugar tão distante e inacessível. Não sabia muito bem como seria, então, eu pensava: 'estou indo para lá na mesma situação da personagem'. É um filme físico, em que o lugar te ajuda a montar o papel. Hoje estou muito feliz, pois foi uma experiência incrível".

Fernanda Montenegro vive três papéis: a mãe de Áurea, Dona Maria, a própria Áurea (aos 60 e 87 anos) - a personagem principal - e sua filha Maria (58); enquanto Fernanda Torres faz Áurea (28 e 37) e Maria (31). Embora o filme tenha sido todo rodado em ordem cronológica, evitando, assim, a confusão entre os personagens e suas respectivas fases, a interpretação de tantos papéis não foi tarefa fácil.

"Em um único filme, gastei cinco velhas da minha vida. Fiz mulheres desde 60 até praticamente 90 anos. Eu falava para o Andrucha: 'estou fazendo aqui um esforço de mais de 20 anos de velhas'. Com a idade que tenho, esvaziei todo o meu baú de velhinhas nesse filme", brinca Fernanda Montenegro.

A realização de Casa de Areia foi uma verdadeira operação de guerra. Um ano de planejamento e aproximadamente três meses de pré-produção para transformar a pequena, precária e bucólica Santo Amaro, cidade fronteiriça ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, em uma base bem guarnecida para receber a equipe de filmagem. Foram dois anos de pesquisa prévia e inúmeras viagens à locação para tornar a produção viável.

O orçamento de produção de Casa de Areia foi de R$ 8,6 milhões.

Ficha Técnica
Título original:Casa de Areia
Gênero:Drama
Duração:1 hr 43 min
Ano de lançamento: 2005
Site oficial: http://www.casadeareia.com.br
Estúdio: Conspiração Filmes / Globo Filmes / Columbia TriStar Filmes do Brasil / TeleImage / Quanta Centro de Produções / LocaAventura
Distribuidora: Columbia TriStar Filmes do Brasil
Direção: Andrucha Waddington
Elenco: Luiz Melodia, Enrique Diaz, Emiliano Queiroz, Camilla Facundes, Haroldo Costa, Jorge Mautner
Nélson Jacobina, Fernanda Montenegro, Fernanda Torres, Ruy Guerra, Seu Jorge e 

Stênio Garcia.

Roteiro: Elena Soárez, baseado em argumento de Elena Soárez, Luiz Carlos Barreto e Andrucha Waddington
Produção: Leonardo Monteiro de Barros, Pedro Guimarães, Pedro Buarque de Hollanda, Andrucha Waddington, Luiz Carlos Barreto, Lucy Barreto e Walter Salles
Música: Carlo Bartolini e João Barone
Fotografia: Ricardo Della Rosa
Direção de arte: Tulé Peake
Figurino: Cláudia Kopke
Edição: Sérgio MeklerEfeitos

Curiosidades

- Este é o 3º filme em que o diretor Andrucha Waddington e a roteirista Elena Soárez trabalham juntos. Os demais foram Gêmeas (1999) e Eu Tu Eles (2000).

- Trata-se da 1ª vez em que Fernanda Montenegro e Fernanda Torres, mãe e filha na vida real, contracenam juntas em um filme.

- A idéia de Casa de Areia nasceu a partir da fotografia de uma casa abandonada, parcialmente soterrada pela areia, localizada no Nordeste. A história desta foto foi narrada ao diretor Andrucha Waddington pelo produtor Luiz Carlos Barreto, que já tinha a intenção de fazer um filme sobre o tema.

- O roteiro de Casa de Areia levou dois anos para ser concluído.

- Ainda antes do início das filmagens, integrantes da equipe de Casa de Areia visitaram 11 vezes os lençóis maranhenses. O objetivo era conseguir dados sobre as condições das estradas, o clima e como lidar com os cenários na areia.

- Rodado inteiramente nos lençóis maranhenses, entre julho e setembro de 2004.

- A pequena cidade de Santo Amaro, que faz fronteira ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, serviu de base para a equipe de filmagem.

- A cidade de Santo Amaro tinha apenas uma pousada e outra em construção, antes do início das filmagens. A equipe de Casa de Areia adiantou as obras inacabadas e ainda alugou 32 casas. 

- O Ibama apenas autorizou as filmagens nas zonas de amortecimento do parque. As reservas de proteção máxima não foram liberadas.

- Em vários momentos os jipes usados pela equipe de filmagem tiveram problemas mecânicos ou atolavam nas dunas. A situação chegou a tal ponto que, em um único dia, 10 jipes enguiçaram. 

- O orçamento de Casa de Areia foi de R$ 8,6 milhões.

Trailer

Nenhum comentário: