sábado, 3 de março de 2007
Mais Estranho Que A Ficção
omum, enfadonho e entediante, Harold Crick seguia sua rotina diária de forma tradicional, sempre impecável e sua vida não lhe quardava nenhum agrado ou surpresa. Porém, quando percebe que seus sentimentos, seus pensamentos e seus atos estão sendo constantemente narrados por uma voz feminina desconhecida, Crick começa a perder a cabeça. A coisa piora quando ele percebe que ele vai morrer. A narradora é Karen Eifell, escrevendo um livro de forma frustrada. Harold agora fará de tudo para evitar sua própria morte.
O brilhante Marc Forster primeiro nos entregou a crueza emocional e bruta de A Última Ceia, um excelente filme sobre as pessoas, seus atos e suas conseguências. Logo depois, entregou o emocionante, fascinante e delirante Em Busca da Terra do Nunca, um drama de fantasia excepcional. Ousado, Forster logo entregou seu filme mais provocador, A Passagem, suspense alucinado e surpreendente. Agora, ainda com sua ténica afiada, inovação na cabeça e decidido a fazer uma comédia genial, Forster entrega com seu mais novo filme, um ousado e comovente drama cômico tocando na tristeza, na comédia e na tragédia.
Crianda uma especie de mistura do estilo audaz e loucamente irreal de Charlie Kaufman e da linha narrativa de Woody Allen, roterista genial Zach Helm e Marc Forster moldam um longa realmente único, e que simplesmente por esse motivo, já merece ser aplaudido. Porém, eles aprofundam mais, entregam excelentes personagens, uma narrativa deslumbrante e com isso, um longa extremamente agradável, prazeroso e verdadeiro, ao mesmo tempo que completamente irreal.
O elenco está ótimo. O protagonista é ninguém menos que Will Ferrell, hilário comediante e um ator de presença que se consagra com sua verdadeira interpretação aqui, entregando não só dimensão ao seu personagem, mas emoção e personalidade. Emma Thompson é outra espetacular que cria uma personagem excelente com sua atuação intensa, Dustin Hoffman mantém a elegância e o humor enquanto Maggie Gyllenhaal carrega seu talento para todos os cantos da tela. Os já admiráveis personagens ganham mais autênticidade com as atuações, fator que deveria ter sido mais valorizado pelo público e pela crítica.
O filme enfim, foi bem dirigido, com extrema audacidade e estilo, carregado por uma brilhante trilha sonora cheia de sensações e nutrido por um visual essêncial e completamente engenhoso. É um longa intelligente, idéialista, observador e detalhista. Esperto, genuíno e memorável. Sua autênticidade cativa e cria certa affeição com a audiência. É um belo filme. Uma comédia disfarçada de drama comovente e sincero, tocante e fantástico. Merece não só ser visto, mas apreciado, valorizado e aplaudido. Sem dúvida, falta muito ainda para se chegar á obra prima, mas nunca deixa de mantér a postura e nunca decepciona. Acontecimentos raros no cinema quando se toca nesse gênero.
FICHA TÉCNICA
Título Original: Stranger than Fiction
Gênero: Comédia
Tempo de Duração: 113 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 2006
Site Oficial: www.sonypictures.com/movies/strangerthanfiction
Estúdio: Mandate Pictures / Three Strange Angels / Crick Pictures LLC
Distribuição: Columbia Pictures / Sony Pictures Entertainment
Direção: Marc Forster
Roteiro: Zach Helm
Produção: Lindsay Doran
Música: Britt Daniel e Brian Reitzell
Fotografia: Roberto Schaefer
Desenho de Produção: Kevin Thompson
Direção de Arte: Craig Jackson
Figurino: Frank L. Fleming
Edição: Matt Chesse
Efeitos Especiais: Digital Dimension / Proof / Fiction Science / Intelligent Creatures Inc. / MK 12 / Mokko Studio / Klon Films / Bar X Seven / Double Negative
ELENCO
Will Ferrell (Harold Crick)
Denise Hughes (Carla)
Tony Hale (Dave)
Maggie Gyllenhaal (Ana Pascal)
Emma Thompson (Kay Eiffel)
Queen Latifah (Penny Escher)
Tom Hulce (Dr. Cayly)
Linda Hunt (Dr. Mittag-Leffler)
Dustin Hoffman (Prof. Jules Hilbert)
Thomas R. Trojanowski (Professor)
Kristin Chenoweth (Âncora de TV)
Christian Solte
CURIOSIDADES
- O filme que Harold assiste no cinema é Monty Phyton - O Sentido da Vida (1983).
- Emma Thompson não usou maquiagem nas gravações de suas cenas.
- As filmagens ocorreram entre 25 de abril e 20 de julho de 2005.
- O orçamento de Mais Estranho que a Ficção foi de US$ 38 milhões.
Trailer
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário