Mercado Municipal - São Paulo, a photo by Saulo Mendonça on Flickr.
Mercado Municipal (1926-1933)
Com o carinhoso apelido de Mercadão, o Mercado Municipal situa-se na região central da cidade. Projetado pelo escritório do famoso arquiteto Ramos de Azevedo, com as fachadas desenhadas por Felisberto Ranzini, tinha a função de abrigar os comerciantes da região central da cidade que vendiam seus produtos ao ar livre.
A sua construção, iniciada em 1926, foi feita ao lado do Rio Tamanduateí para que aportassem os barcos com produtos vindos das chácaras próximas. Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, o Mercado Municipal foi considerado "majestoso demais para a finalidade". 61 Possui um pé-direito de mais de dez metros, formas elegantes e 55 vitrais coloridos em estilo gótico vindos da Alemanha.
Segundo o depoimento de Jorge Americano: "Havia frutas, cereais, legumes, verduras, lingüiças, frangos, toda a pequena produção das chácaras dos arredores e um setor de peixe, vindo de Santos. Nada de artigos que não fossem comestíveis, a não ser as cestinhas e peneiras tecidas em taquara e os potes e moringas de barro".
Hoje em dia, o Mercadão conta com 318 bancas que vendem produtos de várias partes do mundo. Todos os dias saem cerca de 350 toneladas de alimentos e cerca de 10 mil pessoas circulam diariamente pelos seus corredores. Aos sábados, o número dobra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário