O marco inicial da igreja foi quando os membros da irmandade de N. Sra. do Rosário dos Homens Pretos enviaram uma representação ao rei de Portugal, em 1721, pedindo licença para edificar um templo em que pudessem solenizar os mistérios do Rosário da Mãe de Deus. Foi estabelecido em três fases: o da obtenção de provisão de ereção e instituição do templo, obtenção de fundos para a construção, pois, a irmandade era pobre, integrada por pretos e escravos e o pedido do terreno a Câmara, que, só foi atendido muitos anos mais tarde, foi construída com ajuda e esmolas com muito sacrifício do ermitão Domingos de Melo Tavares. Inicialmente foi construída no antigo largo do Rosário, atual Praça Antônio Prado.
Com o crescimento que a cidade passava no final do século XIX, a Câmara Municipal, através de decreto, desapropriou o terreno da igreja e a irmandade pediu uma indenização de 500 contos, entraram em acordo com o prefeito, que indenizou pagando 250 contos.
A velha igreja foi demolida e outra foi erguida no Largo do Paissandú. A inauguração da atual igreja foi em 15/04/1906; a primeira das igrejas em estilo neo-românico. Inaugurado uma nova fase nas construções religiosas em São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário