terça-feira, 14 de junho de 2011

Masdar City

Masdar City é um projeto de uma cidade inteira que está sendo construída em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes. Após terem feito o único hotel 7 estrelas do mundo, arranha-céus globalmente conhecidos por sua opulência e arquitetura duvidosa e construção de ilhas artificiais construídas para o divertimento de poucos endinheirados, a nova ambição agora segue a tendência “verde”.



O projeto de uma cidade inteira com emissão neutra de carbono já está em construção e tem a previsão de ficar pronta em 2025. Obviamente que sua construção está sendo realizada com o dinheiro do petróleo, porém seus idealizadores pretendem aproveitar totalmente todos os recursos naturais disponíveis para manterem uma cidade inteira. Suas ruas foram projetadas para aproveitarem a circulação de ventos do deserto, dispensando em refrigeração. Uma central de captação de energia fotovoltaica já está em funcionamento, a água será aquecida através de painéis solares e a cidade também possuirá uma central de dessalinização de água. Carros serão proibidos, tendo como automóvel principal microônibus elétricos que levarão os cidadãos por todos os pontos da cidade.



A ideia é surpreendente no papel, devo admitir que a arquitetura parece ser bem projetada, me lembrando um pouco a arquitetura de Gaudí e as obras estão sendo conduzidas de forma rápida. Agora resta saber se o projeto será um modelo para cidades futuras ou se será mais um capricho de magnatas do petróleo. Torço pela primeira alternativa.

Nenhum comentário: