sexta-feira, 1 de dezembro de 2006
Palácio das Esmeraldas - Sede do goverdo do Estado de Goiás
Tombado pelo Estado e pelo Município, o Palácio das Esmeraldas é o mais significativo bem cultural da cidade. Logo depois de lançar a pedra fundamental de Goiânia, em outubro de 1933, o interventor Pedro Ludovico Teixeira autorizou a construção do prédio. A nova capital estava nascendo ali. O projeto, de Atílio Corrêa Lima, começou a ser executado pela firma P. Antunes e Cia., e transferido em 1935 para a empresa dos irmãos Jeronymo e Abelardo Coimbra Bueno. A construção foi finalizada somente em março de 1937.
São 70 anos de história. De 1937 até os dias atuais, nenhum governante deixou de ocupar suas dependências. O Palácio das Esmeraldas tornou-se o principal cenário dos acontecimentos políticos, por ser a sede dos despachos oficiais e dos eventos sociais e ainda por servir de residência ao governador do Estado e à primeira-dama.
Da primeira e glamourosa festa realizada no salão nobre, no último dia de julho de 1937, muitas outras se seguiram. Bailes, saraus, visitas de pessoas importantes, velórios, decisões políticas, momentos de tensão. São muitos os fatos que fazem parte da memória histórica do Palácio das Esmeraldas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário