quarta-feira, 6 de junho de 2007

CONFIDENCIAL




Cerca de um ano depois do premiado "Capote", chega aos cinemas de São Paulo e do Rio, nesta sexta-feira, o drama "Confidencial", com o mesmo ponto de partida: o escritor Truman Capote durante a fase em que está produzindo sua obra-prima, o romance "A Sangue Frio".

Os dois filmes apontam também para o mesmo resultado: o livro destruiu seu autor, que nunca mais conseguiu ser o mesmo.

Aqui, Capote é interpretado por Toby Jones, numa caracterização muito mais afetada do que a oscarizada interpretação contida de Philip Seymour Hoffman. Aliás, o filme todo está mais composto num mundo de glamour -- desde sua primeira cena, num nightclub, com uma pequena participação de Gwyneth Paltrow como a cantora Kitty Dean, baseada na figura real de Peggy Lee.

O roteiro de "Confidencial" foi escrito pelo próprio diretor, Douglas McGrath, baseado na biografia de George Plimpton, colagem de diversas entrevistas com pessoas que conheceram o escritor. O longa segue a mesma linha, colocando diversos personagens que dão seu depoimento sobre Capote.

Assim, vemos Harper Lee (Sandra Bullock) contando sobre a infância que passaram juntos e o escritor Gore Vidal (Michael Panes) falando que não gosta dele.

O mundo de Truman Capote é composto de fofocas, socialites e bebidas. Autor de livros e de alguns roteiros de cinema e amigo de muitas celebridades, ele parece ter tudo o que quer, menos a inspiração para uma nova obra. Até o dia em que vê no jornal a notícia do assassinato de uma família no Kansas. Bancado pela revista "New Yorker", ele viaja até a cidade para escrever uma série de artigos.

O que encontra é algo muito maior, que pode render um livro. Mas Capote não se contentaria em escrever um livro-reportagem ou uma obra de ficção. Ele ambicionava criar um novo gênero, que combinasse as duas coisas. "A Sangue Frio" tem investigação jornalística e também usa técnicas de ficção na construção de personagens, narrativa e clímax.

Numa pequena comunidade rural avessa às modernidades da cidade grande, Capote usa seu charme e poder de persuasão para tirar das pessoas informações importantes sobre a família assassinada e como o crime mudou a vida na cidade.

O livro de Capote já estava em andamento quando a polícia prendeu os dois criminosos, Dick Hickock (Lee Pace) e Perry Smith (Daniel Craig), o que obriga o escritor a tomar novos rumos em seu romance de não-ficção. Ele parte para entrevistar os assassinos.

Dick é muito mais aberto e falante, o que faz Capote sempre duvidar do que diz, enquanto Perry é mais reservado. Porém, é com esse personagem que o escritor trava uma relação mais forte. Como indica o filme, ele acaba se apaixonando pelo entrevistado, numa relação ao mesmo tempo tensa e terna.

O filme de McGrath ganha ao explorar esse relacionamento entre Capote e Perry. Os dois intérpretes dão densidade emocional aos seus personagens. Craig, o atual James Bond, está com cabelos escuros. Conforme ele mostra, Perry é ciente de seus atos e sabe que irá pagar por isso. Mas, em seu interior, há também um artista aprisionado, e é esse lado que causa uma identificação entre os personagens.

Algumas das palavras de Harper Lee ajudam a elucidar o personagem Capote e até mesmo a sociedade norte-americana. Como ela mesma diz, há sempre a cobrança para o que vem depois. Ela mesma nunca escreveu outro livro depois de seu grande sucesso com "O Sol é Para Todos". Nem Truman Capote conseguiu se reerguer depois da execução dos dois assassinos, mesmo com o sucesso de seu livro.


Ficha Técnica
Título Original: Infamous
Gênero: Drama
Duração: 1 hr 50 min
Ano de lançamento: 2006
Estúdio: Killer Films / Longfellow Pictures / Jack and Henry Produtions Inc.
Distribuidora: Warner Independent Pictures / Alpha Filmes
Direção: Douglas McGrath
Roteiro: Douglas McGrath, baseado em livro de George Plimpton
Produção: Jocelyn Hayes, Christine Vachon e Anne Walker-McBay
Música: Rachel Portman
Fotografia: Bruno Delbonnel
Direção de Arte: Laura Ballinger
Figurino: Ruth Myers
Edição: Camilla Toniolo
Efeitos especiais:Custom Film Effects

Elenco
Sigourney Weaver (Babe Paley)
Toby Jones (Truman Capote)
Gwyneth Paltrow (Kitty Dean)
Juliet Stevenson (Diana Vreeland)
Michael Panes (Gore Vidal)
Hope Davis (Slim Keith)
Frank G. Curcio (William Shawn)
Sandra Bullock (Nelle Harper Lee)
Isabella Rossellini (Marella Agnelli)
John Benjamin Hickey (Jack Dunphy)
Peter Bogdanovich (Bennett Cerf)
Jeff Daniels (Alvin Dewey)
Marco Perella (Clifford Hope)
Bethlyn Gerard (Marie Dewey)
Libby Villari (Delores Hope)
Joey Basham (Paul Dewey)
Marian Aleta Jones (Ellen Bechner)
Terri Zee (Nancy Hickey)
Richard Jones (Andy Erhart)
Brian Shoop (Everett Ogburn)
Lee Pace (Dick Hickock)
Daniel Craig (Perry Smith)
Brady Coleman (Charles McAtee)
Lee Ritchey (William "Bill" Paley)
Zachary Burnett (Truman Capote - jovem)
Brady Hender (Perry Smith - jovem)
Terri Bennett (Secretária)
Site Oficial: http://wip.warnerbros.com/infamous


Curiosidades
- Mark Wahlberg foi contratado para interpretar Perry Smith, mas desistiu do papel em agosto de 2004. Em seu lugar foi contratado Mark Ruffalo, que posteriormente também desistiu do filme. - Inicialmente seria Michelle Pfeiffer a intérprete de Slim Keith. - Samantha Morton foi originalmente contratada para a personagem Harper Lee.

 - Confidencial foi rodado na mesma época de Capote (2005). Inicialmente ambos os filmes seriam lançados no final de 2005, visando as premiações do ano, mas os produtores de Confidencial preferiram adiar seu lançamento nos cinemas americanos em um ano. 

- O orçamento de Confidencial foi de US$ 13 milhões.

Nenhum comentário: