terça-feira, 28 de abril de 2009

Presságio


Depois de fazer relativo sucesso em filmes de suspense ("O Sacrifício" e "O Vidente"), Nicolas Cage volta ao gênero como o protagonista de "Presságio". Dirigida pelo cineasta egípcio Alex Proyas (de "Eu, Robô"), a produção coloca à prova a competência de Cage, ao reunir no mesmo roteiro, ficção científica, terror e muito drama.


A história começa ainda na década de 1950, com um simples exercício de escola. As crianças devem fazer desenhos sobre como imaginam que será a vida no futuro. Estes seriam guardados em uma espécie de cápsula do tempo, para serem abertos 50 anos mais tarde, em uma comemoração do tal colégio.


Ao contrário de seus colegas de classe, a jovem Lucinda Embry (Lara Robinson) preenche as folhas com números aparentemente desconexos. O fato de a menina ouvir vozes e ficar praticamente em transe enquanto anota os números já anuncia que nada de bom sairá dos papéis.


Cinco décadas depois, quem encontra o trabalho de Lucinda é Caleb (Chandler Canterbury), filho de John (Cage). Com um toque de sorte e oportuno conhecimento matemático, o astrofísico John desvenda o enigma: cada trecho de número remete à data, local e número de mortos das maiores tragédias enfrentadas pela humanidade nos últimos 50 anos (terremotos, enchentes, incêndios, ataques terroristas, guerras etc).


Como há algumas desgraças que ainda não ocorreram, John tentará impedi-las, especialmente a última, cujos números estão incompletos. Para a tarefa, ele contará com a ajuda da filha de Lucinda, Rose (Diana Wayland), que não esconde sua incredulidade sobre as previsões da mãe, a quem considerava maluca.


Enquanto John busca respostas, Caleb e Abby, filha de Rose, começam a ouvir vozes, ter visões e ser perseguidos pelo mesmo grupo soturno que assediava Lucinda. Misteriosos, eles parecem ser os responsáveis por tudo o que se vê na tela, até um final surpreendente.


Ficha Técnica

Título Original: Knowing
Gênero: Suspense
Tempo de Duração: 122 minutos
Ano de Lançamento (EUA / Austrália): 2009
Site Oficial: www.knowing-themovie.com
Estúdio: Summit Entertainment / Wintergreen Productions / Kaplan/Perrone Entertainment / Escape Artists / Mystery Clock Cinema / Goldcrest Pictures
Distribuição: Summit Entertainment / Paris Filmes
Direção: Alex Proyas
Roteiro: Stuart Hazeldine, Ryne Douglas Pearson, Stiles White e Juliet Snowden, baseado em adaptação de Alex Proyas e em estória de Ryne Douglas Pearson
Produção: Todd Black, Jason Blumenthal, Steve Tisch e Alex Proyas
Música: Marco Beltrami
Fotografia: Simon Duggan
Desenho de Produção: Steven Jones-Evans
Direção de Arte: Sam Lennox
Figurino: Terry Ryan
Edição: Richard Learoyd
Efeitos Especiais: Postmodern

Elenco

Nicolas Cage (John Koestler)
Chandler Canterbury (Caleb Koestler)
Rose Byrne (Diana Wayland)
Lara Robinson (Lucinda Embry / Abby Wayland)
Nadia Townsend (Grace Koestler)
Alan Hopgood (Reverendo Koestler)
Adrienne Pickering (Allison)
Ben Mendelsohn (Phil Beckman)
Joshua Long (Caleb Koestler - jovem)
Danielle Carter (Srta. Taylor - 1959)
Alethea McGrath (Srta. Taylor - 2009)
David Lennie (Diretor Clark)
Taara Donnellan (Mãe de Lucinda)
Travis Waite (Pai de Lucinda)
D.G. Maloney (Estranho)


Nenhum comentário: