sábado, 1 de janeiro de 2011

Logomarca Olimpíadas Rio 2016


Na festa de réveillon de Copacabana foi apresentada ao mundo a logomarca das Olimpíadas Rio 2016. O desenho apresenta três pessoas se abraçando com as cores da bandeira nacional fazendo o formato do Pão de Açúcar, um dos pontos turísticos da cidade carioca.



O que marca o Rio 2016 - Paixão e Transformação

A Marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 traduz com inspiração o espírito olímpico e seus atletas, o Rio e os cariocas, sua natureza, sentimentos e aspirações. Sabe que são as pessoas que tornam o Rio de Janeiro uma cidade única e fazem dos Jogos Olímpicos um acontecimento realmente grandioso. Por isso, é uma marca essencialmente humana.
 
Povo alegre, que gosta de celebrar a diversidade harmônica, o brasileiro acolhe com um abraço, todas as raças, credos e idades. Compartilha de forma democrática as belezas naturais de sua terra, o céu, o mar, essa gente feliz.

O calor humano, que faz parte da alma do carioca e do próprio espírito olímpico, é moldado pela natureza exuberante de uma cidade que inspira a viver com paixão e leveza, a gostar de conviver e compartilhar.






Cores e formas

A atmosfera da paisagem dessa cidade se reflete na marca e na sua combinação de cores. O amarelo vem do sol e de uma essência calorosa, viva e alegre. O azul traz a fluidez da água que nos cerca e do jeito descontraído do carioca de levar a vida. O verde fala das florestas e da esperança, a visão sempre positiva que nos permite ir mais longe.

Juntos, diferentes países, atletas e povos se abraçam com uma energia contagiante. Um movimento individual e coletivo que, num segundo olhar, revela um dos mais belos cartões postais do Rio. Um Pão de Açúcar vibrante, que balança num gingado feito de alegria, união, celebração e amizade.
 
Essa forma sai do papel e ganha uma perspectiva tridimensional, com volumes e recortes. Relevos que desenham na nossa imaginação a topografia da cidade. Uma marca-escultura, infinita, que ganha texturas, vira forma, objeto e pode ser experimentada.

O logotipo expressivo, gestual, com as letras interligadas de forma fluida, reforça o desejo de união e a essência humana e acolhedora da marca, traduzindo a simpatia carioca. O desenho tipográfico exclusivo combina excelência e leveza, inspiração e atenção aos detalhes de modo único.

Inspirada pela natureza do Rio, dos atletas e das pessoas, a Marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 convoca à união, acende a vontade e o desejo de fazer juntos, de compartilhar conhecimento e talentos, de somar forças e aspirações para viver, realizar e transformar o presente e o futuro a partir de uma visão sustentável. É uma marca que transborda união, paixão e energia. É uma grande rede coletiva em movimento, um convite e uma inspiração para o Rio e para o mundo. "





O vencedor do concurso, Fred Gelli, que concorreu juntamente com outras 136 logomarcas, comentou o projeto:

"É uma marca humana, que simboliza a natureza da alma carioca e sintetiza o povo brasileiro. Ela é tridimensional, conectada às novas mídias. Nada mais lógico que uma marca escultura para uma cidade escultura. Nossa intenção era de mostrar o jeito carioca de receber. E de uma maneira mais sutil, o nosso cartão postal, o Pão de Açúcar. Ela traz também as cores do Brasil e tem um pouco da nossa informalidade. "Elas traduzem os encontros do verde das montanhas com o sol e o azul do mar. De uma maneira mais objetiva, o azul é o jeito leve do carioca de levar a vida. O verde é o otimismo e o amarelo a alegria. Escolhemos também uma letra descontraída para a marca. Se vocês repararem, ela não tem uma linha reta, são só curvas", declarou ao site Terra.

A logomarca, que foi apresentada as 22h20 num telão na praia para quase dois milhões de pessoas e que contou com a presença de atletas brasileiros como Maurren Maggi e Caio Cézar, também foi aprovada por Jacques Roge, presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional):

"Eu já vi mais de 20 marcas pelo mundo. Amei todas, mas é preciso ver uma marca no seu contexto, pois há 20 anos atrás não existia um legado. Essa logomarca é como velejar e como eu gosto de velejar, ela é muito especial para mim. Você pode ver muita coisa nela e o que mais me impressiona é que é um projeto leve, com três grandes espaços vazios que dão leveza e isso me lembra as melhores esculturas do mundo", afirmou ao site Gazeta Esportiva.

A marca foi escolhida por unanimidade numa votação ocorrida no dia 1 de setembro, entre os 12 membros do corpo de jurados, e em novembro, foi aprovada pelo COI (Comitê Olímpico Internacional).

Nenhum comentário: